Desenvolvimento Urbano - Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Representante de multinacional do ramo de processamento de alimentos visita Prefeitura de Pompeia

Milton D’Avila, do grupo Bühler, se reuniu com a prefeita Tina Januário para apresentar a tecnologia que será empregada em empresa de processamento de amendoim que se instalará em Pompeia

A prefeita Tina Januário e o secretário de Administração da Prefeitura de Pompeia, Adalberto Bento, receberam nesta semana a visita do Assessor de Negócios do grupo Bühler, Milton D’Avila, um dos responsáveis pelo projeto de implantação de uma nova indústria de processamento de amendoim na cidade. A multinacional Bühler é um dos maiores grupos industriais do mundo em equipamentos para indústria alimentícia e vai liderar o projeto em termos de tecnologia de processos. “Nossa empresa vai fornecer a maioria dos equipamentos que serão empregados pela Optimal Foods, empresa de processamento de amendoim que se instalará em Pompeia. Estamos falando de tecnologia de ponta, de origem suíça, inglesa e americana para a integração de vários processos de produção, como quase nenhuma empresa faz no Brasil atualmente”, comentou Milton.

O assessor de negócios apresentou a planta da nova empresa para o representante da administração municipal e deu detalhes sobre a tecnologia a ser empregada. Segundo ele, a etapa atual de planejamento é uma fase demorada porque é preciso pensar em todos os detalhes, uma vez que não se admite erro depois na implantação. “É preciso gastar o tempo necessário agora, para preparar e prevenir qualquer tipo de problema no papel, para não haver falhas na fase de execução. Estamos procurando otimizar ao máximo o projeto agora, para a fase de execução ser rápida e eficiente”, acrescentou.

A Optimal Foods, indústria voltada para a exportação de matéria prima de qualidade estima criar, a princípio, mais de 50 postos de trabalho diretos no município. Mas o objetivo, segundo o diretor Rui Ribeiro, é que em pouco tempo a empresa passe a trabalhar em três turnos, vinte e quatro horas por dia, triplicando o faturamento e empregando mais funcionários.

“São empregos para profissionais qualificados que também serão bem remunerados.  E nós queremos que os profissionais sejam daqui de Pompeia. Estamos falando de profissionais altamente especializados, da área de alimentos, que nós sabemos que estão disponíveis na região. Além disso, temos outros projetos complementares à indústria, com o objetivo de investir na melhoria da qualidade dos produtos, que devem criar novas oportunidades de trabalho para a população de Pompeia e região”, afirmou Rui.

Quando estiver operando em capacidade máxima, a Optimal Foods deverá produzir cerca de 6 toneladas de produtos acabados – pasta de amendoim, farinha, etc. – por hora. Em pleno funcionamento, a empresa deve ter um faturamento mensal de quase R$ 50 milhões, o que contribuirá decisivamente para o desenvolvimento de Pompeia. Para isso, os empresários contam já há alguns meses com amplo apoio da Prefeitura Municipal.

A prefeita Tina exaltou a qualidade da indústria que será instalada em Pompeia e afirmou que confia na avaliação de toda a equipe da administração de que se trata de um projeto sério, bom para Pompeia. “Será uma empresa inédita no Brasil, na área de processamento de amendoim em termos de qualidade de produto. Vai ser de primeira linha mundial. A higiene, a sanitariedade e a modernidade da planta já são de primeira linha. É uma empresa não poluente, que trabalhará com economia de energia, empregando as melhores tecnologias da Europa e dos EUA. Temos uma expectativa muito grande de que será excelente para Pompeia”, comentou Tina.