.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Sexta-feira, 03 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Novo Centro de Controle de Zoonoses já aumenta número de castrações de cães e gatos

Seguindo ordem de prioridade, serão castrados primeiro os animais de rua. Logo após, serão atendidos animais de cidadãos que realizam trabalho voluntário ou de adoção


Novo Centro de Controle de Zoonoses já aumenta número de castrações de cães e gatos

O novo Centro de Controle de Zoonoses de Pompeia já está em pleno funcionamento e promovendo um aumento importante no número de castrações de cães e gatos. Coordenado pelo setor de Vigilância Sanitária do DHS, o Centro está localizado ao lado do Gatil Municipal, também inaugurado pela administração Tina Januário, no complexo do Estádio Municipal “Nestor de Barros”. Mais moderno, com novas salas e totalmente reformulado, o espaço terá capacidade para dobrar o número de atendimentos.

Envolvida com a causa animal, a prefeita Tina Januário destacou a importância das ações voltadas à saúde e ao bem-estar de cães e gatos adotadas no Município. “Estávamos preparando a entrega dessa obra há alguns meses. Agora temos um novo Centro de Controle de Zoonoses pronto para que o trabalho de veterinários e de toda a equipe da vigilância sanitária atenda ainda mais animais, porque sabemos que isso é também uma questão de saúde pública. Somos o Município da região que mais investe em proteção aos animais com o nosso Gatil municipal, por exemplo, que abriga dezenas de animais castrados, vacinados e bem cuidados, prontos para a adoção, e vamos continuar avançando nesse sentido”, disse.


Para o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, o espaço é considerado um avanço e uma demonstração de que a gestão está sensível e comprometida com a causa animal. “Esse serviço é de fundamental importância com relação ao controle da população animal, sem contar que a castração evita o aparecimento de doenças em fêmeas e machos, como câncer, mas a principal causa é sim a interrupção da reprodução desenfreada, que por consequência, aumenta os casos de animais abandonados nas ruas”, completou.
No primeiro momento, o Novo Centro de Castração adotará alguns critérios. A princípio, as castrações de cães e gatos devem ser realizadas apenas em animais errantes, ou seja, em situação de abandono. O objetivo também é levar orientações à comunidade sobre posse responsável e demais cuidados com os animais.
 

Ampliação
O imóvel que foi construído em espaço anexo ao Gatil, conta com cinco salas para os procedimentos cirúrgicos, de pós-operatório, e para lavagem de material cirúrgico e esterilização, além de uma recepção. 
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro “Shell”, agora com o início das atividades, será possível implantar um programa maior de esterilização cirúrgica de Ccães e gatos no Município. “Inicialmente, vamos continuar trabalhando com a castração de animais de rua, e posteriormente, com tudo funcionando perfeitamente, vamos ampliar ainda mais esse serviço”, explicou.
A estimativa é de que atualmente em Pompeia existam cerca de 1500 animais entre felinos e caninos que vivem em situação de abandono. A meta é castrar ao menos metade desta população por ano. Dúvidas ou mais informações, poderão ser obtidas exclusivamente pelo telefone 3405 2806 em horário comercial.     

 

613 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.