Saúde - Sexta-feira, 28 de Abril de 2023

Campanha busca aumentar doação de leite materno em Pompeia para abastecer Banco de Leite de Marília

A Prefeitura de Pompeia e o DHS, em parceria com a Organização da Sociedade Civil Jacto de Amor, lançou uma campanha para incentivar o aumento das doações de leite materno na cidade. O objetivo é ampliar o abastecimento do Banco de Leite de Marília, que atende a toda a região, beneficiando bebês prematuros e seus familiares.

A campanha tem como foco principal conscientizar as mães sobre a importância da doação de leite materno e desmistificar algumas crenças relacionadas ao ato. Dentre os principais pontos da campanha, está o esclarecimento de que o leite doado não faz falta para o filho da doadora, já que quanto mais leite é retirado, mais é produzido pelo corpo da mulher.

Para facilitar o processo de doação, a campanha abrange diferentes etapas, como visitação e busca ativa, coleta e congelamento, transporte e logística, além de exames de sangue para garantir a qualidade do leite doado. As mães interessadas em participar são orientadas sobre como realizar a coleta e o armazenamento adequados do leite, e recebem potes esterilizados para guardar o leite coletado.

Atualmente, a coleta de leite materno em Pompeia gira em torno de 2 litros por semana, quantidade insuficiente para atender à demanda dos bebês prematuros internados na UTI neonatal do Hospital da FAMEMA, em Marília. Com 20 vagas, a unidade necessita de, no mínimo, 4 litros de leite materno por semana para garantir uma refeição adequada a cada bebê.

Pompeia já foi campeã na coleta de leite, com 8 litros em uma única semana, e a campanha pretende retomar esse engajamento, aumentando a doação e, consequentemente, beneficiando um número maior de recém-nascidos e suas famílias.

A Prefeitura de Pompeia e a Organização da Sociedade Civil Jacto de Amor convidam todas as mães que estejam amamentando a participarem dessa campanha, colaborando para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos bebês prematuros da região.