Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 16 de Março de 2018

Sacos personalizados da coleta seletiva começam a ser distribuídos

Em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia, são coletadas, atualmente, cerca de 25 toneladas de material reciclável por mês no Município

Sacos personalizados da coleta seletiva começam a ser distribuídos

A Presidente da Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia, Cícera dos Santos, mais conhecida como Tuti, esteve nesta sexta (16) na Prefeitura para agradecer a administração da prefeita Tina Januário pela aquisição de mais de 3 mil sacos personalizados para a coleta seletiva. O governo municipal busca dar novo impulso à reciclagem com o lançamento da campanha “Recicla + Pompeia”.

Pompeia foi uma das primeiras cidades do país a operar um programa municipal de coleta seletiva, em 2005. Ainda hoje, apenas 20% dos municípios do Brasil desenvolvem esse trabalho ambiental, e a cidade do Centro Oeste paulista integra esse grupo. Segundo os administradores, graças ao trabalho de vanguarda iniciado em 2005 e mantido desde então, a cultura da sustentabilidade se enraizou.

Em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia, são coletadas, atualmente, cerca de 25 toneladas de material reciclável por mês no município. Segundo o secretário da Administração, Adalberto de Oliveira Bento, em um ou dois meses a Associação ganhará novas instalações. “Será um local maior, com uma estrutura melhor e mais bem localizado. Era uma demanda antiga dos moradores de Paulópolis, e dos próprios associados, que queriam essa mudança que agora irá ocorrer graças ao trabalho da prefeita Tina Januário”, comentou.

A Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia possui atualmente cerca de 19 catadores associados, atuando de forma organizada com pleno apoio do governo municipal para expandir o trabalho de reciclagem na cidade. Segundo a Presidente da Associação, é importante que a população valorize e privilegie o trabalho dos associados. “Somos uma associação formal, com estatuto, CNPJ, alvará, diretoria e estamos atuando em parceria com a administração municipal para preservar o nosso meio ambiente além de gerar trabalho, renda e promover a cidadania por meio da reciclagem. Esses sacos personalizados bonitos a Prefeitura adquiriu para melhorar o trabalho dos nossos agentes associados. Não é bom que os sacos sejam levados por pessoas que não integram a associação”, destacou Tuti.

Catadores atuam na coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo para a cadeia produtiva da reciclagem e desempenhando papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A PNRS incentiva a criação e o desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e define que sua participação nos sistemas de coleta seletiva deve ser priorizada.

Segundo a representante da Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia, um dos principais desafios identificados é a conscientização da população quanto a importância da coleta seletiva, já que muitos cidadãos ainda demonstram desinteresse pela reciclagem ou desvirtuam a utilização dos sacos da coleta seletiva, atrapalhando muito o trabalho dos catadores.

“Muitas pessoas acabam desvirtuando a utilização e os sacos da reciclagem são perdidos com frequência. A população precisa cuidar mais dos sacos. Além disso, separamos cerca de 200 quilos de lixo não reciclável por dia, o que mostra como muitas pessoas estão utilizando os sacos incorretamente. Os sacos da coleta seletiva só devem armazenar garrafas pet, papel, papelão, plástico, latinhas. Nada de orgânico, tecido, couro, sapatos, tapetes ou madeira deve ser colocado nesses sacos”, concluiu.