Saúde - Sexta-feira, 23 de Julho de 2021

Pompeia atinge a marca de 60% da população vacinada com a primeira dose e a dose única; 19,71% dos habitantes estão imunizados com a segunda dose

São 13.328 pessoas que já receberam a primeira dose e a dose única, além de 4.371 cidadãos vacinados com as duas doses

A cada dia, Pompeia imuniza mais cidadãos contra a COVID-19 com muita organização e eficiência. Com os primeiros profissionais da saúde vacinados, Dr. Massao Hayashi (em memória) e Dr. Melges, 13.328 pessoas já receberam a primeira dose e a dose única, o que corresponde a 60,1% da população vacinada com estas doses. A importante marca foi atingida nesta sexta-feira (24), às 12h03, segundo os dados do Vacinômetro.

A cidade também está com 19,71% dos habitantes imunizados com a segunda dose da vacina, o que corresponde a 4.371 cidadãos vacinados.

“Tudo isso é fruto do incansável trabalho dos profissionais da saúde, da organização da nossa rede municipal de saúde, da seriedade com que encaramos a pandemia e do foco na vacinação, que nos traz a esperança de dias melhores. Hoje, com 60% da população vacinada, iniciamos um novo caminho, seguindo para a reta final da vacinação. Mas devemos manter todos os cuidados. A cada lote que chega, novos pompeianos são imunizados e com isso sabemos que a situação da COVID-19 será amenizada em nossa cidade”, disse a prefeita Tina.

Os números colocam Pompeia como um dos municípios com a maior porcentagem da população vacinada entre as cidades com mais de 10 mil habitantes na região administrativa de Marília.

O bom desempenho na imunização dos cidadãos tem relação direta com a organização do Departamento de Higiene e Saúde e da Prefeitura de Pompeia. Para se vacinar, os pompeianos não precisam realizar nenhum tipo de agendamento, apenas se dirigir a uma das Unidades de Saúde com um documento de identidade com foto. A descentralização, com a vacinação disponível em todas as Unidades de Saúde, também auxilia na agilidade do cronograma e evita a formação de grandes filas para os cidadãos, que em poucos minutos recebem a vacina no braço.

“Também fui vacinado hoje (6 de julho). Parabéns aos profissionais da saúde e todos os envolvidos. Excelente trabalho e organização. A descentralização dos postos de saúde fez a diferença”, disse o pompeiano Adriano Duarte.

Atualmente, o DHS realiza a 29ª fase do cronograma municipal de imunização contra a COVID-19 para jovens com 27 anos em todas as Unidades de Saúde do Município.

O Departamento alerta os cidadãos para que mantenham a atenção na data da segunda dose e não deixem de ir até a Unidade de Saúde para receber novamente o imunizante. Todas as vacinas são seguras, eficazes e aprovadas pela ANVISA, portanto não há a necessidade de escolher com qual marca deseja se imunizar. A atitude de escolher vacinas atrapalha o cronograma e é prejudicial para toda a sociedade, já que a imunização é uma medida de proteção coletiva.

Vacinado ou não, os cidadãos devem continuar com o uso de máscara, realizar a higienização frequente das mãos, evitar aglomerações e manter o distanciamento.