Saúde - Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Administração municipal adquire três novos respiradores para a Santa Casa de Pompeia

Com os aparelhos recebidos nesta segunda-feira (6), Prefeitura e DHS dobram o número de respiradores disponíveis no Município

O enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus em Pompeia ganhou importantes reforços na tarde desta segunda-feira (6) com a chegada de três novos respiradores adquiridos pela administração municipal. Em reunião na Prefeitura que contou com a presença dos vereadores Café, Rodolfo, Nê Fernandes, De Bolachinha, Adriana Borrasca e Leão, a prefeita Tina Januário, o superintendente do DHS, Adalberto Bento, e representantes da Santa Casa receberam os equipamentos da marca Philips, modelo E30, adquiridos por um total de R$ 74.985,00. Os respiradores mecânicos já foram disponibilizados para a Santa Casa local, que dispõe de uma ala especial anexa ao prédio do Hospital, construída em parceria com a Prefeitura, para atender os pacientes de COVID-19.

A Santa Casa de Pompeia agora passa a contar com seis respiradores mecânicos e terá seis leitos de estabilização para COVID 19 credenciados no SUS. Os novos equipamentos são fundamentais para o tratamento de pacientes portadores do novo Coronavírus em estado grave. “Nossa expectativa é que nenhum pompeiano ou pompeiana venha a precisar desses respiradores, mas desde o início da pandemia essa foi uma das nossas primeiras preocupações, aumentar o número de respiradores disponíveis aqui no Município. Disponibilizamos os recursos ainda em março, porém o prazo para entrega de alguns respiradores importados era de 6 meses e outros produtos com prazo mais curto de entrega acabaram sendo confiscados pelo Governo Federal. Diante dessa situação, naquele momento, investimos em outra prioridade que era a contratação de profissionais plantonistas, aumentando a equipe da Santa Casa. Depois partimos para a aquisição de insumos, máscaras para toda a população, álcool em gel e mais EPIs para a equipe da saúde. Agora, felizmente, conseguimos alcançar aquilo que estabelecemos como objetivo lá no começo da quarentena, que era dobrar o número de respiradores na Santa Casa de Pompeia. E creio que estes respiradores chegam em boa hora, quando o Coronavirus se espalha em direção ao interior. Sabemos que é um investimento que pode salvar vidas. Estamos trabalhando e temos fé que vamos passar por essa pandemia sem perder ninguém”, explicou a prefeita Tina Januário.

Os respiradores auxiliam os pacientes a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. Através de um tubo na traqueia, o aparelho destina ar para os pulmões.

O superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento, também destacou a importância da conquista. “Os novos respiradores ficam à disposição como um resguardo, já que, mesmo com nossos leitos de estabilização bem equipados, os pacientes em estado mais grave da doença são automaticamente direcionados para os hospitais de referência, como a Santa Casa de Marília, o HC e o HBU. Mesmo assim, estamos preparados para receber com prontidão pacientes com Covid-19 em estado de risco, que necessitem de cuidados emergenciais, e pedimos para que a população não deixe te tomar os devidos cuidados, pois o vírus é uma realidade”.