Saúde - Sexta-feira, 15 de Maio de 2020

SAMU começa a operar nesta segunda-feira em Pompeia

Base descentralizada do SAMU contará com nove profissionais treinados para promover o melhor atendimento à população

SAMU começa a operar nesta segunda-feira em Pompeia

A partir de segunda-feira (18), a população de Pompeia passará a contar com a segurança, saúde e proteção proporcionada pelo SAMU. Após muito trabalho da administração municipal, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, localizada na Rua Manoel Fernandes, nº 37, ao lado da USF Odair Aparecido Roque Botter, o “Zugão”, no Bairro Olmira, iniciará seus serviços.

De acordo com o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento, a base descentralizada de Pompeia contará com nove profissionais: cinco condutores socorristas e quatro técnicos de enfermagem. Os profissionais foram treinados para promover o melhor atendimento à população que ocorre 24h por dia, todo o ano.

O gestor da saúde explica que o SAMU é responsável por todos os atendimentos de resgate de urgência e emergência, casos que envolvem muita dor ou sofrimento. “As ligações para o 192, a partir de agora serão direcionadas para um profissional médico. Com o SAMU, o paciente deverá ser atendido pela central de regulação que encaminhará o paciente para o pronto atendimento. Os atendimentos são feitos por telefone com muita agilidade. Por isso, há de se considerar que Pompeia está muito mais segura com este serviço”.

Para a prefeita Tina Januário, a vinda do SAMU para o Município irá melhorar ainda mais a Saúde da cidade e salvar vidas. “Pompeia agora passa a contar com os serviços do SAMU. Lutamos muito por essa conquista que é fruto de um trabalho sério, responsável e comprometido com a qualidade de vida dos cidadãos. Poucas cidades do porte de Pompeia possuem bases do SAMU. Essa é uma conquista que fará a diferença na vida das pessoas”, celebrou a prefeita.

As chamadas feitas pelo 192 serão concentradas na central de Marília, onde um médico regulador terá incumbência de destinar o tipo de ambulância e decidir de onde irá partir o atendimento. Em Pompeia, a base conta com uma ambulância Unidade Suporte Básico (UBS) e é toda equipada conforme padrão do Ministério da Saúde.