Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019

Prefeitura intensifica fiscalização contra despejo irregular de entulho

Administração divulgará cronograma anual de mutirões de coleta de restos de móveis, eletrodomésticos, pneus e resíduos de obras. Primeiro mutirão do ano acontece ao longo desta semana

Prefeitura intensifica fiscalização contra despejo irregular de entulho

A ação da Prefeitura de Pompeia para coibir o despejo irregular de entulho em ruas e calçadas da cidade será intensificada neste ano. Além de fiscalizações mais frequentes para flagrar irregularidades, o governo municipal passa a disponibilizar linhas de telefone para denúncias. Também será divulgado, em breve, um cronograma anual de mutirões para coleta. O motivo é a grande quantidade de entulho despejado nas ruas diariamente, principalmente nos bairros. Restos de móveis, eletrodomésticos, pneus e resíduos de construção civil são uma constante por toda a cidade e causam muitos transtornos.

Além de obstruir bocas de lobo e galerias pluviais, o descarte irregular atrai ratos e insetos, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3405-1509 (Tributação) ou 3405-1524 (Ouvidoria). O depósito de entulhos e materiais de construção nas calçadas e ruas do Município é proibido pelo artigo 8º da Lei Municipal n. 1963 de 2001. A lei prevê multa para o munícipe que descumpra a regra. Cidadãos devem utilizar sacos de lixo, caçambas e respeitar o dia estabelecido no cronograma para a coleta de galhos em cada bairro, além de respeitar o cronograma de mutirões que será divulgado para coleta de restos de móveis e eletrodomésticos.

Mesmo com o trabalho da Prefeitura para coibir a irregularidade e com a intensa atuação do setor de Serviços Urbanos para remover entulhos em toda cidade, o problema com a sujeira continua a incomodar muitos moradores, o que leva o Poder Público a fazer um apelo para a população.

“Há locais em que fazemos a coleta de manhã e à tarde mais entulho já foi despejado. Isto é de certa forma um descaso com o trabalho dos servidores e é algo que impacta na qualidade de vida da própria comunidade porque mesmo sendo entulho, o lixo acumula água e pode atrair roedores, sem contar que a sujeira, às vezes acumulada próximo a praças e áreas de lazer, prejudica o aspecto da cidade. Pedimos a colaboração de todos para que nos ajudem a manter nossa cidade limpa, bonita e livre de entulhos”, afirmou o vice-prefeito José França.