Esportes e Recreação - Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018

Atletas se preparam para representar pompeia na 22ª edição dos jogos regionais do idoso – jori

Município terá representantes em 5 modalidades. Jogos acontecerão em Adamantina entre os dias 6 e 11 de fevereiro

Desde o ano passado a administração da prefeita Tina Januário investe na preparação dos atletas que disputarão a 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, o JORI. Um professor de Educação Física da secretaria de Esportes desenvolve um trabalho com os idosos, duas vezes por semana, na ACI. Os resultados do trabalho poderão ser conferidos na disputa que acontece de 6 a 11 de fevereiro, em Adamantina, onde cerca de 27 participantes representarão Pompeia em 5 modalidades: 1) atletismo, categoria A, individual masculino; 2) bocha misto; 3) dominó feminino; 4) truco misto; 5) voleibol adaptado, categoria A, 60 a 69 anos, feminino e masculino.

O JORI é uma competição realizada numa parceria entre Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Fundo Social de Solidariedade, idealizada por dona Lila Covas em 1995. São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez.

Os Jogos dos Idosos tiveram seu início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso, e a (antiga) Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, hoje Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Somando as 8 Regiões Esportivas do Estado, a expectativa é que o JORI 2018 reúna mais de 14 mil atletas.