Encontro reuniu representantes de Pompeia, Quintana, Sindicato Rural e Clealco para discutir impactos relacionados à aplicação de vinhaça e definir ações de controle
Representantes do poder público, do setor produtivo e da Clealco se reuniram na tarde desta quinta-feira, 1º de outubro, para discutir o aumento da presença de moscas em propriedades rurais de Pompeia e medidas para reduzir os impactos relatados por produtores da região.
Participaram do encontro o diretor de Agricultura de Pompeia, Didi Avelar; representantes da Clealco; o presidente da Câmara Municipal de Quintana, Reginaldo dos Santos Rodrigues, conhecido como Reginaldo Fininho; o secretário de Agricultura de Quintana, Sílvio Luiz Frasson; Guto Haddad, representando o Sindicato Rural de Pompeia; e o vereador de Pompeia Plínio José Arf Leal.
Participaram do encontro o diretor de Agricultura de Pompeia, Didi Avelar; representantes da Clealco; o presidente da Câmara Municipal de Quintana, Reginaldo dos Santos Rodrigues, conhecido como Reginaldo Fininho; o secretário de Agricultura de Quintana, Sílvio Luiz Frasson; Guto Haddad, representando o Sindicato Rural de Pompeia; e o vereador de Pompeia Plínio José Arf Leal.
A discussão teve como foco os relatos de produtores sobre o aumento de moscas em áreas rurais e a possível relação com a aplicação de vinhaça em áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Durante a reunião, o Sindicato Rural apresentou preocupação especialmente com os efeitos sobre rebanhos leiteiros e de corte, além de outros impactos percebidos nas propriedades.
A relação entre aplicação de vinhaça e surtos de mosca-dos-estábulos é reconhecida em estudos técnicos e também nas normas sanitárias do Estado de São Paulo. A Defesa Agropecuária prevê medidas específicas de prevenção e controle em áreas onde há aplicação de vinhaça, incluindo evitar aplicação em solo encharcado, eliminar empoçamentos, monitorar a população de moscas e adotar ações para controle de larvas.
Durante o encontro, representantes da Clealco informaram que as condições climáticas registradas em setembro contribuíram para o aumento da população de moscas e reiteraram o compromisso de reforçar as medidas de manejo. A empresa também se comprometeu a prestar assessoria técnica aos produtores mais afetados e intensificar o uso de larvicidas e inseticidas nas ações de controle.
O vereador Plínio José Arf Leal destacou durante a reunião as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, especialmente os ligados à produção leiteira, e cobrou uma solução permanente para um problema que, segundo ele, já foi registrado em outros períodos.
A reunião terminou com o encaminhamento de intensificação das ações de controle e de acompanhamento técnico junto às propriedades afetadas. A proposta é manter o diálogo entre produtores, poder público e empresa para monitorar a situação e cobrar a efetividade das medidas adotadas.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente seguirá acompanhando os relatos dos produtores e participando das articulações voltadas à redução dos impactos na zona rural.