Secretaria Municipal da Educação promove evento de formatura de 253 alunos do PROERD

Educação - Terça-feira, 22 de Novembro de 2022


Secretaria Municipal da Educação promove evento de formatura de 253 alunos do PROERD

Uma grande cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (21) pela Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura de Pompeia, na Arena Esportes & Eventos, reuniu cerca de 1000 pessoas para a formatura de 253 estudantes que completaram o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizado com os quintos anos. Além de muitos pais, responsáveis e familiares nas arquibancadas, o evento foi também prestigiado por diversos representantes da Polícia Militar, do governo municipal e das escolas da cidade.

 

Representaram o 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior o Capitão PM Marcelo Paes, comandante da 3ª Cia do 9º BPM/I, a Capitão PM Aline Camargo, comandante da 1ª Cia do 9º BPM/I, o Tenente PM Fábio Almeida, comandante do 1º pelotão da 3ª Cia do 9º BPM/I e a instrutora do PROERD, Soldado Deborah.

 

O vice-prefeito José França e a Diretora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Culturarepresentaram o governo municipal. Já o empresário Takashi Nishimura foi a presença destacada da sociedade civil.

 

O PROERD é um Programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem NÃO às DROGAS.

 

O programa é aplicado em parceria nas escolas e é direcionado para crianças de 9 a 12 anos. É desenvolvido durante 10 semanas, com uma aula ministrada por semana, onde os instrutores PROERD, que são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro do estudante PROERD, contam com a ativa participação dos professores.

 

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, maneiras de estar no controle, resistência às pressões dos companheiros e alertas sobre as formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. Um dos pontos altos é a aplicação do Modelo de Tomada de Decisão do PROERD, pelo qual os alunos aprendem a definir, a analisar, a atuar e avaliar, conseguindo desta maneira tomar suas próprias decisões, sendo responsáveis por elas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia Militar. Por isso a entrega das medalhas aos alunos que se destacaram no Programa é uma boa forma de incentivar a dedicação e a disciplina dos pré-adolescentes.

 

A EMEF Orlando Cassaro, da diretora Rogéria Santos Pesseghine Mendes May, premiou com a medalha de destaque a aluna do 5º ano “A” Maria Clara Dias da Silva Ponciano.

 

A EMEF Professor Carmelino José Dalsenter, da diretora Suely Bataus Barbosa, premiou 5 alunos destaques no PROERD, um de cada turma do 5º ano (do A ao E). Foram eles: Bruno Cesar Santana Machado, Heloá Vargas Escalião, Juliana Souza Crisante Dos Santos, Diogo Vinícius de Oliveira Santos, Ana Clara Silva Moreira.

 

A EMEF “Grupão”, da diretora, Alessandra Zanguetin da Silva, também premiou 5 alunos: Isabelly De Melo Britto, Rafael de Morais Almeida, Miguel da Cruz Lima, Jéssica Marques Aguiar Demétrio e Manuela da Costa Freitas.

 

Já o Colégio Absoluto teve como destaque e medalhista a aluna Ludmila Canato Vicentin.

Prefeitura


Pompeia