Pompeia, sexta-feira, 19 de agosto de 2022 Telefone (14) 3405-1500

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020

Pompeia é 20ª em ranking de sustentabilidade do Estado de São Paulo

Na região administrativa de Marília, composta por 51 municípios, Pompeia ocupa a 3ª colocação, atrás apenas de Palmital e Echaporã, segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) de 2019

Pompeia é 20ª em ranking de sustentabilidade do Estado de São Paulo

A última edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) confirmou o sucesso das ações de incentivo à reciclagem do governo municipal em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia. O índice do Município, em 2017, era de 0,699. Subiu para 0,715 em 2018 e chegou a 0,734 em 2019. Com isso, Pompeia chega a 20ª colocação no ranking do Estado de São Paulo da Sustentabilidade, de acordo com a pesquisa anual realizada através de uma cooperação técnica entre o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB) e a PricewaterhouseCoopers (PwC), disponível aqui.

O índice de Pompeia foi bem superior à média do Estado (0,67) e à média da região administrativa de Marília, que foi 0,665. A primeira colocada do Estado é Restinga, cidade da região de Franca, com cerca de 7 mil habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE. Considerando apenas as cidades com mais de 20 mil habitantes, Pompeia chega à décima colocação no Estado. Na região composta por 51 municípios, o Município ocupa a 3ª colocação, atrás apenas de Palmital e Echaporã. Confira o ranking:

A Prefeitura de Pompeia investe pesado no programa municipal de reciclagem. O governo municipal fornece milhares de sacos personalizados para a coleta seletiva, com frequência, e colabora com o serviço disponibilizando o caminhão utilizado pelos agentes ambientais em seu serviço. Além disso, um caminhão de lixo da Prefeitura vai duas vezes por semana até a sede da Associação dos Agentes Ambientais para recolher o lixo não reciclável separado pelos catadores.

Em 2018, a administração municipal atendeu uma reivindicação antiga dos moradores de Paulópolis e da Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia disponibilizando um novo espaço, mais bem localizado, maior e com estrutura mais adequada para novo Centro de Reciclagem. Localizado na Avenida Perimetral, próximo à Divamed, o novo Centro fez com que o trabalho dos agentes ambientais ganhasse agilidade, já que o trajeto diário do caminhão da coleta foi encurtado em 12 quilômetros. Além disso, o gasto com combustíveis foi reduzido.

Pompeia foi uma das primeiras cidades do país a operar um programa municipal de coleta seletiva, em 2005. Graças ao trabalho de vanguarda iniciado em 2005 e mantido desde então, a cultura da sustentabilidade se enraizou. Em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia são coletadas dezenas de toneladas de material reciclável por mês no município.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/08/2022

Portal atualizado em: 19/08/2022 17:02:52