Assistência Social - Quinta-feira, 28 de Março de 2019

Egressos do ECAP de Pompeia se destacam no mercado de trabalho

Professores elogiam empenho dos alunos e estrutura da Escola montada pela Prefeitura

Egressos do ECAP de Pompeia se destacam no mercado de trabalho

O ECAP de Pompeia está em plena atividade desde o dia 11 de março e neste ano comemora o aumento expressivo no número de alunos matriculados. Já são quase 150, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Assim como no ano passado, os cursos do ECAP foram levados pela Secretaria de Municipal de Assistência Social também às vilas de Paulópolis e Novo Cravinhos, além da sede original no complexo da Arena Esportes & Eventos, e as aulas têm sido um sucesso.

O Professor José Eduardo, de culinária, conta que a frequência dos alunos nos seus cursos noturnos chegam a quase 100% e ainda destaca o sucesso dos egressos após a formação realizada no curso.

“Estou no ECAP desde 2017. Gosto muito de dar as aulas, são pessoas que precisam e que por isso se esforçam bastante, se dedicam de verdade. Os alunos têm frequentado o curso 100%. Conheço alunos que fazem doces para fora, tem um ex-aluno que trabalha em uma lanchonete e está se dando muito bem. Os alunos não querem parar com o curso, eles querem continuar. Eles querem prosseguir, então quando chega na formatura, eles brincam que não querem o diploma, porque querem continuar o curso de tão bom que é”, comentou o professor José Eduardo.

Para a professora de Escova e Corte, Eliana, é essencial o ensinamento que os profissionais passam para as alunas, ‘’O pessoal chega lá no curso sem nenhuma noção da profissão, com muita insegurança, e aí a gente ensinando e eles vão evoluindo. Um assunto gera vários interesses, descobertas, e com isso eles conseguem desenvolver o trabalho e a experiência fora, quando se formam. Isso é gratificante, porque às vezes os alunos vão as primeiras vezes por curiosidade apenas, mas quando chega no dia de receber as modelos, elas acabam vendo como aprendem. Sempre estou ali do lado orientando’’, finalizou a professora.

Já a professora Ivone enalteceu a estrutura oferecida pela administração Tina Januário: “Está sendo uma experiência excelente, as alunas estão respondendo bem nas aulas, eu como professora estou muito feliz com esse projeto. A Prefeitura nos oferece todo o material para ensinar, desde a apostila, importantes para as aulas teóricas, até os instrumentos para as aulas práticas. A Prefeitura oferece tudo, e é tudo de qualidade. O aluno não precisa levar nada. Então, é uma experiência única, as minhas alunas estão sempre agradecidas e sempre aprendendo cada vez mais, sempre interessadas em aprender. Um aluno de manicure/pedicure pra fazer SENAC em Marília, além de ter que pagar despesa de ônibus, ou gasolina com carro pra estar se locomovendo até a cidade vizinha, a pessoa tem que pagar o curso, tem que comprar o material, e aqui em Pompeia não. Nós temos nosso curso gratuito, que a Prefeita Tina sempre se preocupou com isso, ela e toda sua equipe da Prefeitura, sempre preocupados em dar o melhor para os alunos”, comentou Ivone.