Obras - Sexta-feira, 09 de Junho de 2017

Trabalho de recuperação de pontes e estradas rurais avança

Moradores de cerca de 10 propriedades rurais da região dos bairros Cabeça de Porco e Vila Olinda serão beneficiados pelo trabalho de recuperação da ponte sobre o córrego Jacutinga que a Prefeitura iniciou ontem (9). Sem a ponte os munícipes precisavam percorrer um caminho maior para chegar ao centro da cidade. Segundo o responsável pelo setor, já foram utilizados cerca de 200 caminhões de terra na obra.

“Estamos utilizando uma retroescavadeira grande, uma pequena, três caminhõese uma pá carregadeira. O nível da água subiu muito e a força da enxurrada destruiu as cabeceiras e a estrutura de madeira”, comentou o vice-prefeito França.

A fragilidade e o mau estado de conservação das pontes da zona rural, danificadas com frequência a cada período chuvoso dos últimos anos, sem receberem manutenção adequada, culminou em um grande desafio para a nova gestão da Prefeitura de Pompeia, que se desdobra, novamente, após as fortes chuvas de maio, para atender com agilidadeaos moradores dos diversos pontos afetados.

A dificuldade é ainda maior devido à situação crítica da Frota Municipal, mas as equipes da Prefeitura estão mobilizadas para minimizar os danos e a prefeita Tina Januário demanda recursos estaduais e federais para que se possa investir em soluções mais permanentes para o problema, futuramente.

Equipes da Prefeitura também trabalham na manutenção das estradas do Pau d’Alho e da Fazenda São Miguel.A maior chuva dos últimos 16 anos e o tráfego intenso de carretas e caminhões pesados tem castigado as estradas rurais do município. A administração Tina Januário iniciou no final de maio uma operação tapa buracos na Vicinal “Tufic Baracat”, que liga Pompeia a Queiroz. Sem recape há anos, a via foi a primeira contemplada pela nova fase da operação que chega a zona rural após passar por diversos bairros da cidade.

De acordo com a prefeita Tina, o desafio é grande, mas a dedicação da administração para superá-lo é maior. “A marca desses primeiros meses da nossa gestão é a superação. Mesmo trabalhando com poucos recursos, estamos empenhados em atender rapidamente os moradores afetados pela chuva, além de resolver tantos problemas urgentes, principalmente na área da saúde, que afetavam o dia a dia da nossa população. Os resultados estão aparecendo, e trabalharemos cada vez mais para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.