Outubro Rosa

Saúde - Terça-feira, 14 de Outubro de 2025


Outubro Rosa

Pompeia está engajada na campanha “Doe suas tranças, Rapunzel!”, que arrecada mechas de cabelo para confecção de perucas destinadas a pacientes em tratamento de câncer de mama. A ação, promovida pelo HBU (Hospital Beneficente Unimar), acontece entre os dias 13 e 16 de outubro em Marília e na quarta-feira (15/10) no IDF (Instituto de Desenvolvimento Familiar), em Pompeia, com apoio direto do Grupo Jacto, Prefeitura de Pompeia, DHS (Departamento de Higiene e Saúde), Fundo Social de Solidariedade e IDF.

A mobilização em Pompeia será realizada na quarta-feira (15/10), com coleta de mechas no IDF. A Prefeitura de Pompeia, DHS, Fundo Social e Grupo Jacto estão coordenando ações de divulgação, apoio logístico e sensibilização da população.

Todas as mechas arrecadadas em Pompeia e Marília serão enviadas ao Instituto Rapunzel Solidária, em São Paulo, responsável pela produção das perucas. As peças serão doadas para pacientes em tratamento de câncer de mama das duas cidades envolvidas na campanha.

A entrega oficial da campanha aconteceu nesta segunda-feira (13/10), com a entrega simbólica das doações feitas no Marília Shopping, por meio do Instituto Embeleze, que realizou a coleta entre os dias 9 e 12 de outubro..

A primeira-dama de Pompeia e presidente do Fundo Social, Marina Maranho, esteve presente no Hospital Oncológico da Unimar durante a entrega das primeiras mechas e ressaltou a importância da ação. “Cada fio doado carrega afeto, esperança e coragem. Ver nossa população abraçar essa causa mostra a força humana que existe em Pompeia. Esse gesto vai muito além da estética — é sobre devolver autoestima e amor a quem está lutando pela vida.”

A diretora superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, destacou o envolvimento das cidades parceiras. “Ver Pompeia se mobilizando com tanta dedicação mostra que a solidariedade não tem fronteiras. Essa campanha é sobre cuidado, empatia e transformação.”

O médico oncologista Dr. Sérgio Affonso, coordenador do Hospital Oncológico da Unimar, reforça o impacto da ação. “A peruca é um instrumento de dignidade. Ela ajuda a paciente a se reconhecer, a se fortalecer emocionalmente e a enfrentar o tratamento com mais confiança.”

Prefeitura


Pompeia