Queda de Energia

Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano - Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025


Queda de Energia

Após a forte tempestade registrada recentemente em Pompeia, o Procon Municipal orienta os cidadãos que tiveram prejuízos com a queda de energia a buscarem seus direitos junto à concessionária responsável pelo fornecimento.


De acordo com o órgão, o primeiro passo é abrir um protocolo junto à empresa de energia, informando os dados pessoais, a data e o horário em que ocorreu o problema. É importante também descrever quais aparelhos foram afetados e apresentar ao menos um orçamento para solicitar o reembolso dos danos.


O Procon esclarece que a nota fiscal dos equipamentos não é obrigatória. Caso o consumidor a possua, deve apresentá-la, mas, se não tiver, fotos, etiquetas e dados dos aparelhos já contribuem para a identificação. Outra recomendação é documentar o máximo possível: guardar fotos, registros e documentos relacionados ao prejuízo.


“Nos casos em que o consumidor não conseguir respaldo ou não conseguir abrir o protocolo junto à concessionária, ele deve procurar o Procon, que dará o suporte necessário”, reforça a equipe do órgão.

 

  • 1) Abra um protocolo junto à concessionária de energia, informando seus dados, a data e o horário do problema.
    2) Descreva quais aparelhos foram afetados.
    3) Apresente pelo menos 1 orçamento para solicitar o reembolso dos danos.
    4) Nota fiscal não é obrigatória. Se tiver, ótimo. Caso contrário, fotos e dados dos aparelhos (modelo, etiquetas etc.) já ajudam na identificação.
    5) Documente tudo o que puder – guarde fotos, registros e documentos relacionados ao prejuízo.
    6) Caso não tenha respaldo ou não consiga abrir o protocolo, procure o Procon

 

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