Prefeitura de Pompeia promove palestras sobre violência nas escolas com psicólogas voluntárias

Educação - Sexta-feira, 05 de Maio de 2023


Prefeitura de Pompeia promove palestras sobre violência nas escolas com psicólogas voluntárias

A Secretaria Municipal da Educação de Pompeia organizou, na noite de quarta-feira (3), palestras com psicólogas voluntárias para abordar o tema "Violência nas Escolas - Como conversar com seu filho" nas três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da cidade. Na Educação Infantil, as próprias diretoras trataram do assunto. As profissionais, bem integradas à comunidade escolar, compartilharam suas experiências e conhecimentos, oferecendo sugestões e orientações aos pais e responsáveis sobre como lidar com o tema.

 

As palestras abordaram a importância da comunicação assertiva, do acolhimento e da escuta no tratamento do tema com crianças e adolescentes. Os psicólogos voluntários destacaram a necessidade de conversar com os filhos sobre eventos traumáticos de forma saudável, respeitando a capacidade de compreensão de cada um.

 

Os especialistas recomendaram aos pais que evitem expor seus filhos a imagens e vídeos relacionados à violência e que procurem responder às perguntas das crianças com respostas honestas, curtas e sem detalhes excessivos. Além disso, ressaltaram a importância de validar as emoções das crianças, reconhecendo que é normal sentir raiva, tristeza, medo e ansiedade diante de situações traumáticas.

 

A iniciativa da Prefeitura de Pompeia visa fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e os profissionais de saúde mental, promovendo a conscientização sobre a violência nas escolas e oferecendo suporte para que pais e responsáveis possam abordar o tema com seus filhos de maneira segura e eficiente. Ações como essa contribuem para a construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos.

Prefeitura


Pompeia