Professores da rede municipal participam da 1ª Conferência de Inovação Educacional da Alta Paulista realizada no Colégio Shunji Nishimura

Educação - Terça-feira, 28 de Junho de 2022


Professores da rede municipal participam da 1ª Conferência de Inovação Educacional da Alta Paulista realizada no Colégio Shunji Nishimura

Professores da rede municipal de Pompeia, acompanhados por toda a equipe da Secretaria da Educação e do gestor Adriano Nascimento participaram do Inoveduca, 1ª Conferência de Inovação Educacional da Alta Paulista, promovida pelo Colégio “Shunji Nishimura”, com o tema “Inovação e transformação digital em ambientes escolares: construindo saberes para além da sala de aula”. O evento ocorreu no Colégio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia entre os dias 23 e 25 de junho.

 

O evento reuniu nomes de peso da área da Educação, do Brasil e de outros países, como Tom Rudmik, fundador da Master’s Academy and College, do Canadá. Com plenárias e sessões temáticas (workshops), o evento foi rico em opções para os participantes. Em uma das plenárias foi abordado o tema bastante atual, no contexto pós-pandêmico, "Como se preparar para um futuro imprevisível”, com o palestrante, Fundador e Presidente da Thymus e Especialista em Transformação Cultural de Marcas, Ricardo Guimarães. Outros profissionais que deixaram sua marca no evento foram Marcos Meier, Roberta e Taís Bento, Regina Suguihara, André Aragão Viana, Dra. Ivanice Cardoso Teixeira de Lima, Dr. Clementino Insfran Júnior, Danilo Yoneshige, Ivan Lyo Shiozawa, Paulo Tomazinho, Equipe Edify, Fabio Zsigmond. Todos trouxeram para o palco do colégio propostas educacionais de alto nível, de forma positiva e dinâmica. Destaque também para o workshop “Autismo: recursos para a prática inclusiva”, ministrado pela Dra. Dejenane Aparecida Pascoal Pereira.

 

A diretora da escola Emef de Pompeia , o "Grupão", Alessandra Zanguetim da Silva e mais 26 professores da rede municipal estiveram na conferência Inoveduca. "Estamos muitos felizes em participar do Inoveduca. É a primeira vez que temos aqui em Pompeia uma conferência dessa magnitude, e isso veio para acalentar nossos corações, nesse momento pós-pandemia, em que estamos vindo de meses de reinvenção com aulas online e sistemas híbridos. Destaco a palestra do Marcos Meier. Para mim foi uma mensagem muito forte o que ele trouxe sobre a necessidade de equilibrar afeto e autoridade na prática do ensino. De fato, vemos no dia a dia, que essas competências são cada vez mais necessárias para o sucesso do professo", afirmou.

 

Segundo o Secretário Municipal da Educação, Adriano Nascimento, foi o início de um processo profundo de inovação educacional em Pompeia e região. "É uma nova construção da maneira de pensar, para nós professores e também para os alunos no processo de aprendizagem, contribuindo assim para a formação de cidadãos autônomos, que serão capazes de criar o seu projeto de vida e buscar sucesso em suas carreiras profissionais. E para nós professores é a necessidade de obter ferramentas e insights que nos ajudem a desenvolver novas formas de ensino em que o aluno seja o protagonista, o produtor do seu conhecimento, ou seja, que ele desempenhe a sua autonomia dentro desse processo", concluiu o secretário.

Prefeitura


Pompeia