Novos casos de covid em Pompeia são leves e vacinação evita internações

Saúde - Terça-feira, 04 de Janeiro de 2022


Novos casos de covid em Pompeia são leves e vacinação evita internações

No final de 2021 autoridades de Saúde do Estado de São Paulo alertaram para as internações por Covid-19 que haviam voltado a subir, passando das mil hospitalizações na última semana do ano. A tendência de aumento já era notada desde a segunda semana de dezembro, coincidindo com o início da epidemia de gripe na capital e com o início da transmissão comunitária (sem contágio provocado por viajantes que vieram do exterior) da variante ômicron. Em Pompeia, no entanto, a última internação, antes dessa semana começar, havia ocorrido há 2 meses. O quadro do último paciente internado evoluiu bem, ele se recuperou e desde então não houve mais óbitos no Município.

 

Agora, um monitoramento do DHS identificou aumento no número de casos de covid devido às festas de final de ano e às excursões para cidades litorâneas. São 48 casos suspeitos sendo acompanhados. Mesmo assim, apenas uma internação foi registrada. Isso se dá graças ao avanço da vacinação. Pompeia tem atualmente 86% da população vacinável já com a segunda dose e a terceira dose segue sendo aplicada para aqueles que já se vacinaram há pelo menos 4 meses. 

 

Em janeiro de 2021, a taxa de ocupação de leitos de UTI na região de Marília chegou a 83% e hospitais de cidades vizinhas alcançavam 100% de ocupação dos leitos. Àquela altura, sem as vacinas, medidas restritivas precisaram ser adotadas, com a suspensão do atendimento presencial ao público de todas as atividades não essenciais. Agora a situação é bem menos preocupante, mas os cuidados com distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel devem ser mantidos e reforçados. 

Prefeitura


Pompeia