Alunos da rede municipal receberão kits e participarão de projeto direcionado a saúde bucal

Educação - Quarta-feira, 22 de Julho de 2020


Alunos da rede municipal receberão kits e participarão de projeto direcionado a saúde bucal

A Prefeitura de Pompeia, através da Secretaria da Educação, em parceria com a FOA Unesp (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) recebeu diversos kits para o início de um projeto direcionado a saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a ação será realizada de maneira personalizada. A partir da próxima semana, os alunos receberão os kits de higiene bucal juntamente com as apostilas de atividades, que são entregues e atualizadas desde o início da quarentena. Além disso, os professores receberão instruções de profissionais e multiplicarão os aprendizados aos pais e familiares, que por sua vez irão ensinar as ações de higienização para os alunos, com apoio de vídeos e panfletos.

A parceria contou com a importante participação da pompeiana Victoria Tchares Esteves Morais, que cursa Odontologia na Unesp de Araçatuba. A discente participou de um projeto durante a matéria de Ciências Humanas e Sociais, onde conquistou diversos kits de saúde bucal para a cidade da Universidade. Após o fim do semestre, a aluna aproveitou a oportunidade deixada pelo professor e elaborou o projeto para que os kits chegassem até Pompeia.

“Conversei com meu professor e ele pediu para pesquisar as escolas e as crianças que seriam atendidas. Ele tinha os kits e destinou para Pompeia. Tomei a iniciativa de conseguir esses recursos para a nossa cidade”, disse Victoria Tchares.

A conscientização e o incentivo da manutenção da saúde bucal para crianças é muito importante. Uma das grandes vilãs na vida dos pequenos são as cáries, que são formadas pelo acúmulo de restos de alimentos. Estes entram em ação juntamente com as bactérias e, produzem ácidos que desgastam o esmalte dos dentes e penetram em camadas.

Alimentos ricos em glicose, e consumidos por boa parte das crianças, são os grandes responsáveis pelas cáries, que merecem atenção redobrada.

“Depois de alguns meses de iniciar o curso já vi a importância das ações contra as doenças bucais, como a cárie, principalmente. Como é importante trabalhar nas crianças, pois isso será visto no futuro delas. A saúde bucal é muito importante na infância. Com isso, é importante para a criança ter uma saúde bucal boa, pois ela é importante não só para a boca, mas para toda a saúde do indivíduo”, finalizou a estudante.

Prefeitura


Pompeia