Tempo Integral é ampliado para 2020 e ganha Centro de Oficinas Curriculares

Educação - Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2020


Tempo Integral é ampliado para 2020 e ganha Centro de Oficinas Curriculares

A qualidade do ensino unida a programas e ações inovadoras classificaram a educação de Pompeia como a melhor entre as cidades com mais de 20 mil habitantes na região, segundo o IDEB. O programa de Tempo Integral é mais um destaque da educação pompeiana e será ampliado em 2020 com diversas novidades.

Em 2019, o programa atendeu aproximadamente 300 alunos, mas o número aumentará com a criação do Centro Municipal de Oficinas Curriculares de Tempo Integral, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos irão cumprir a carga horária na escola em que estão matriculados e no contra turno vão ao Centro de Oficinas do Tempo Integral com transporte seguro para participar das atividades educativas, culturais e esportivas desenvolvidas em parceria pela Divisão de Esportes e Recreação, Associação Oásis, ACEP, Secretaria de Assistência Social, DHS e Projeto Maná.

“Quando se fala em educação de tempo integral, o ambiente tem que ser preparado para atender especialmente os alunos. No Centro Municipal de Oficinas Curriculares, as crianças terão um ambiente adequado para participarem de atividades e oficinas de acordo com as suas habilidades e seus interesses”, disse Adriano Nascimento, gestor da educação.

O programa também contará com novas oficinas que serão somadas aos projetos existentes, como matemática, tarefas, leitura, natação, iniciação desportiva e artes. Além de ações sobre a educação emocional, combate às drogas e acompanhamento psicológico.

A evolução do Tempo Integral em Pompeia teve um marco em 2017, quando houve o desenvolvimento de currículo e diretrizes pela Secretaria Municipal de Educação para o programa. Além disso, um cardápio com alimentação balanceada foi desenvolvido e novas atividades foram incluídas.

“A avaliação do programa é muito positiva. Hoje os alunos se envolvem o tempo todo com a escola, sob nossa responsabilidade. Eles desenvolvem de maneira integral e autônoma as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento do ser humano responsável. Agora com a ampliação da oferta de vagas e uma diretriz curricular mais centrada na educação emocional e na consciência cidadã do estudante”, comentou Adriano Nascimento.

O programa de Tempo Integral continuará atendendo os alunos do primeiro e segundo ano das EMEFs de Pompeia e todos os anos da EMEF Orlando Cassaro, que seguem com as oficinas e projetos em Paulópolis.

Os pais ou responsáveis interessados nas inscrições devem comparecer a secretaria das escolas.

Prefeitura


Pompeia