Alunos dos cursos do ECAP se formam e comemoram a conquista

Assistência Social - Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018


Alunos dos cursos do ECAP se formam e comemoram a conquista

A noite de terça-feira (11) foi de muita felicidade para os mais de 120 alunos das turmas do Espaço de Capacitação Profissional de Pompeia, o ECAP. Os pompeianos, que fizeram os cursos de Bordado, Cabelo, Crochê, Manicure I e II, Patch Aplique, Culinária, Reciclarte, Etiqueta, Escova e Corte, se formaram e receberam os seus certificados de conclusão e agora podem iniciar a sua jornada no mercado de trabalho. A cerimônia contou com a presença da prefeita Tina Januário que esteve acompanhada do vice-prefeito José França, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade Marlene França, da vereadora Adriana Borrasca e da chefe da divisão de Assistência Social, Leila Oeda. Abrilhantaram a festa as apresentações musicais da aluna do ECAP de Paulópolis, Carla Caldeira da Silva, e também das jovens Bianca Barros e Júlia Barros. Também o grupo J-pop, do Kaikan de Pompeia, impressionou os presentes com uma bela apresentação de dança. O grupo é formado pelas jovens Sara, Letícia, Júlia e Michele.

A prefeita Tina Januário saudou cada um dos professores da Escola de Capacitação, destacando a novidade dos cursos em Paulópolis e Novo Cravinhos e reconhecendo o trabalho da equipe da Assistência Social do Município.

“Conheço e sei da capacidade e da experiência de cada um dos nossos professores do ECAP. São ótimos professores, que contaram também com materiais didáticos excelentes e com todo o nosso suporte. Nesse ano tivemos essa ideia que acabou se mostrando muito acertada de iniciar cursos do ECAP em Paulópolis e em Novo Cravinhos. A procura nas Vilas foi muito boa e vendo aqui tantos formandos, ficamos muito satisfeitos por termos dado esse passo na ampliação do programa.  Queremos promover a cidadania e oferecer meios e alternativas para a superação de condições de vulnerabilidade. Queremos, acima de tudo, uma cidade mais justa e iremos dedicar todos os nossos esforços para alcançar esse objetivo. Que o conhecimento que vocês adquiriram e esses certificados abram caminho para muitas outras conquistas. Parabéns! Sucesso!”, discursou Tina.

Da parte dos alunos, não faltaram elogios aos cursos e agradecimentos às oportunidades oferecidas pela Prefeitura.

“O curso foi maravilhoso, aprendi coisas que nunca imaginei que poderia aprender. Ele não é um cozinheiro, é um chef de cozinha, que ensinou com todo amor, com todo carinho, como se fosse para abrir o próprio negócio. Eu me sinto realizada com este curso. Por causa do curso eu estou pensando em abrir o meu próprio negócio”, disse Claudinéia Fogaça, aluna de Culinária do professor José Eduardo.

As aulas dos cursos, que aconteceram semanalmente em Paulópolis, Novo Cravinhos e Pompeia, foram elogiadas pelos alunos que definiram o momento, como uma realização profissional e satisfação com o aprendizado.

“O curso é perfeito. Hoje, com o curso, eu já vendo as coisas, tenho muitas encomendas do que faço com a reciclagem. Inclusive, o enxoval do meu nenê eu fiz tudo com a reciclagem, os enfeites da minha casa. Eu gostei muito. Outras pessoas deveriam fazer”, revelou Natalia Rita de Castro, formanda no curso de Reciclarte.

Além disso, os cursos auxiliaram na descoberta de novos dons de diversos alunos.

“Aprendi muito. A professora tem uma habilidade muito grande e procurou passar pra gente não só a técnica da pintura, mas valorizar o talento e o dom que cada um tem. Criou uma equipe de trabalho, um grupo muito unido. Me ajudou a descobrir o dom, aprender técnicas, conhecer cores, isso pra mim foi muito bom. Todos deveriam aproveitar essa oportunidade”, revelou a Irmã Ana Maria.

Prefeitura


Pompeia