Administração - Quinta-feira, 24 de Novembro de 2022

Pompeia celebra conquista do título de Cidade Amiga da Família com a formatura da primeira turma do programa “Famílias Fortes”

Cidade foi a quarta, dentre 5568 cidades do Brasil, a constituir uma Secretária Municipal da Família e agora é uma das 28 cidades do país a terem o selo de Município Amigo da Família

A Secretaria Municipal da Família de Pompeia, dirigida pela psicóloga Eliana Marques, realizou na noite da última quarta-feira (23), no anfiteatro da IDF, a formatura da primeira turma do curso “Famílias Fortes”, que teve por objetivo vínculos familiares e desenvolver maneiras eficazes de relacionamento e comunicação entre pais e filhos. Oito famílias participaram dessa primeira turma do curso, que teve encontros semanais desde setembro. A cerimônia inédita de formatura foi prestigiada pela prefeita Tina Escorce, pelo Presidente do Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura” (IDF), sr. Jorge Nishimura, vereadores, representantes da administração municipal e de diversos setores da sociedade civil. A chefe do executivo municipal fez uso da palavra e proferiu um contundente discurso.

Prefeita do Município de Pompeia, Tina Escorce

“Muito feliz de estar aqui hoje, participando da primeira formatura do curso Famílias Fortes, um dia depois de ter sido publicada no Diário Oficial da União a portaria do Governo Federal concedendo a Pompeia o título de Cidade Amiga da Família. Esse é um reconhecimento que apenas outros 27 municípios de todo o país receberam. Então é uma honra. Antes dessa conquista, dentre 5568 cidades do Brasil, nós fomos a quarta a instituir uma Secretaria Municipal da Família. Criamos nossa secretaria em julho de 2020, passou rápido, muito em função do seu incentivo, Jorge, e esse foi um passo decisivo para que hoje pudéssemos comemorar a conquista desse selo de Cidade Amiga da Família. Parabéns, Jorge, e muito obrigada por todos esses anos que você tem dedicado a investir nas famílias de Pompeia. Nós sentimos e vemos os frutos disso na nossa cidade. Seu legado para Pompeia é muito importante. Lá na frente, quando forem contar a história, falarão com muito carinho e respeito sobre tudo o que você fez pela nossa cidade. Tenho muito orgulho de ser sua amiga”, iniciou Tina, que em seguida exaltou o bom momento de cooperação que se vê em Pompeia.

“Viver em Pompeia hoje, passar por esse momento aqui com vocês é muito bom. Essa integração da cidade, entre os diversos setores da sociedade, governo, empresas, escolas, associações, esse clima de fraternidade, esse amor que a gente vê, faz com que a gente enxergue Pompeia como uma grande família. E eu sinto a mão de Deus nos protegendo”, acrescentou.

Tina, porém, alertou para os obstáculos que surgem para um governo comprometido com a honestidade e com pautas importantes como a defesa da família. “Infelizmente, nem todos cultivam esses bons sentimentos, esse clima de paz. Algumas pessoas querem nosso mal. Eu recebo muitas mensagens de ameaças, ataques de perfis fake. Por ser mulher, é pior ainda, porque nós precisamos estar sempre provando nossa integridade e competência para receber o devido respeito. Muitas vezes, por não concordar com práticas que vão contra os nossos valores, por ficar ao lado do que é certo, do que é justo, acabamos tendo que romper com algumas pessoas, com algum vereador, por exemplo, e aí começam as retaliações, ataques de adversários até contra a nossa família. Mas não somos abalados, porque eu sinto a mão de Deus me protegendo o dia inteiro e dando a direção para tomar as iniciativas certas. Uma delas, graças a Deus, foi nomear você, Eliana, nossa Secretária da Família. Nós conhecemos a sua idoneidade, a sua família, o seu trabalho na Igreja ao lado do seu marido, pastor Sandoval, a sua história de vida. Então foi um grande acerto, e a conquista desse selo é prova disso. Obrigada a todos e parabéns!”, concluiu.

O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, sr. Jorge Nishimura, um dos principais entusiastas da criação da Secretária Municipal da Família e das iniciativas voltadas para essa agenda em Pompeia, também discursou.

“É uma alegria muito grande a gente estar vivenciando esse momento. Assisti o primeiro vídeo, que coisa maravilhosa que está acontecendo dentro das casas das famílias de Pompeia. É a isso que eu tenho me dedicado há mais de 30 anos. É o trabalho de uma vida, por isso fico muito feliz. Quando vejo essas iniciativas, a gente percebe que o trabalho foi feito com excelência. E a gente percebe todo o carinho e empenho dedicados a programa Famílias Fortes. Quero parabenizar a prefeita Tina por ser a 4ª prefeita desse país a instituir uma Secretaria Municipal da Família. Vai ficar para a história da cidade também por instituir o Conselho Municipal da Família, do qual faço parte com muito prazer. Parabéns, estamos muito orgulhosos, vai ficar no registro eterno. Família como todos sabem, é um tema muito relevante. É através da família que as coisas acontecem. Se tem algum lugar em que temos que fazer investimento que traz retorno duradouro e que vai ultrapassar gerações, é na família. Fico alegre em estar participando de tudo isso. Parabéns, Eliana, sei que você terá que ser uma desbravadora, pois é tudo novo, pois em toda a história do país, esse governo que está foi o primeiro a criar o Ministério da Mulher e da Família. Parabéns a todos os pais pelos depoimentos. Foi muito bonito e Deus abençoe a todos”.

No final da cerimônia, as autoridades presentes participaram da entrega dos certificados de conclusão do curso para as famílias. Confira as fotos no álbum!