Juventude - Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022

Curso gratuito de Desenvolvimento de Software para Web e Celular tem boa adesão e faz sucesso entre os jovens

Oferecido pelo programa NOVOTEC do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Juventude da Prefeitura de Pompeia, o curso é realizado no SENAI Shunji Nishimura, durante a semana, e têm previsão de duração até o dia 17 de dezembro

O Secretário Municipal da Juventude, Maicon Reis, e o Diretor do Senai de Pompeia, Ronaldo Sotrate, visitaram a turma de futuros desenvolvedores e acompanharam uma parte da aula, que teve exercícios práticos e muita atenção dos estudantes para as linguagens de programação.

Foram oferecidas 25 vagas para essa primeira turma do curso, que prioriza estudantes matriculados no ensino médio e em ETECs da rede estadual.

O desenvolvedor de software programa, codifica e testa sistemas, sites e portais voltados para o ambiente da internet. Executa a manutenção dos sistemas, fazendo eventuais correções necessárias, visando atender às necessidades dos usuários.

O objetivo do curso é qualificar os alunos para essas ações com foco de prepará-los diretamente para o mercado de trabalho.

Bolsa Auxílio

A bolsa-auxílio do Novotec Expresso tem o valor de até 600 reais. Esse valor é dividido em 4 parcelas mensais de 150 reais, referentes à máxima duração do curso que é de 4 meses.

O pagamento da parcela mensal se dará após a aferição da frequência no mês subsequente das aulas ministradas. Por exemplo, a parcela da bolsa do mês de outubro será paga no final de novembro, desde que em outubro o estudante tenha frequentado no mínimo 75% das aulas dadas e assim acontecerá para outros meses até a conclusão

Podem receber a bolsa-auxilio os estudantes que estiverem matriculados nas turmas do Novotec Expresso, desde que atendam os critérios de elegibilidade conforme abaixo:

- Estar regularmente matriculado no Ensino Médio nas escolas da rede estadual da Secretaria de Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e nas ETECs do Centro Paula Souza.

- Apresentar frequência de 75% nas aulas do Novotec Expresso no mês de referência e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego.

- No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares.

- O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.