Pompeia, quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023 Telefone (14) 3405-1500

Assistência Social - Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022

Prefeitura Municipal inicia programa Famílias Fortes de iniciativa da Secretaria Municipal da Família

Objetivo do programa é fortalecer vínculos familiares e desenvolver maneiras eficazes de relacionamento e comunicação entre pais e filhos

A Secretaria Municipal da Família de Pompeia deu início na última segunda-feira (26) ao programa “Família Fortes”. Criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o programa promove encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visam o bem-estar dos familiares, a partir do fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de habilidades sociais.

O primeiro encontro foi conduzido pela equipe da Secretaria da Família, com participação das facilitadoras Bruna Ketlin Lopes, Valquíria Bonacina e Alana Antunes, que desenvolveram a ação juntamente com a secretária, Eliana Marques, psicóloga. Foram realizadas diversas dinâmicas na sede do IDF (Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”), com objetivo principal de fortalecer vínculos familiares e desenvolver maneiras eficazes de relacionamento e comunicação entre pais e filhos.

A Secretária Municipal da Família, Eliana Marques, destaca que o programa só tem a favorecer a cidade, visto que família fortes ajudam os cidadãos em todas as áreas de atuação.

“Estou muito feliz. Tivemos 11 adolescentes participando, isso só mostra a força de vontade dos pais que abraçarem essa causa muito importante que é a família. Somos a quarta cidade do Brasil a ter uma Secretária Municipal da Família, as outras três são cidades com mais de 100 mil habitantes. E isso graças a Prefeita Tina que não mediu esforços para ajudar e estruturar nossos projetos. Agradecemos também o apoio do sr. Jorge Nishimura que cedeu o espaço no Instituto de Desenvolvimento Familiar”, destacou

Para os pais Michele e Adriano Gimenes, que têm um casal de gêmeos de 12 anos, Gabriel e Samuel, a maior dificuldade dessa fase são as perguntas e as dúvidas capciosas.

“Hoje eles estão vivenciando uma nova fase da vida deles, têm as questões de frustrações, os medos, por esses motivos buscamos participar do programa para podermos entender melhor os nossos filhos. Eu e minha esposa Michele, já investimos muitos em cursos voltados para as famílias e devido a pandemia não pudemos mais dar continuidade, mas agora com esse programa vamos conseguir retomar, para nós é muito bacana participar desse projeto inteligente, e saber que a Prefeitura Municipal de Pompeia está engajada nessa causa é mais satisfatório e gratificantes “, disse o Pai Adriano.

A única menina da turma, a adolescente Noemi Ferneda de Almeida de 12 anos, diz que aceitou o desafio com o intuito de se abrir mais com os pais. “Estou achando muito legal ser a primeira menina a participar do programa no meio de tantos meninos, e ter esse encontro com a família é muito importante para mim”, relatou.

A Prefeita Tina Escorce ressalta que o programa “FAMÍLIAS FORTES” veio para transformar e amparar as famílias de Pompeia. “Com essas atividades que estão ocorrendo nas dependências do Instituto Chieko Nishimura esperamos contribuir de forma positiva na vida dessas famílias, estarei e estou sempre à disposição da população para tornar nossa cidade amiga da família “, ressaltou.

Vale acentuar que a Secretaria Municipal da Família está em busca do Selo Município Amigo da Família (SMAF), que é uma certificação concedida pela Secretaria Municipal da Família, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Portal atualizado em: 08/02/2023 16:01:50