.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Obras - Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Conservação das estradas rurais de Pompeia é exaltada por agricultores e pecuaristas

Manutenções frequentes e o fácil acesso dos pompeianos da zona rural às equipes de manutenção garantem vias com boas condições de tráfego que facilitam o escoamento da produção


Com um trabalho incansável da equipe de obras da Prefeitura de Pompeia, as estradas rurais do Município alcançaram um excelente nível de conservação e segurança, segundo diversos agricultores, pecuaristas e moradores.

 

Manutenções frequentes e o fácil acesso dos pompeianos da zona rural às equipes de manutenção garantem vias com boas condições de tráfego, que auxiliam diretamente no trânsito de veículos pequenos e no deslocamento de grandes caminhões que transportam gado e fazem o escoamento da produção agrícola. 

 

“Conheço essa estrada há muito tempo. Mudei pra cá há 6 anos. Ela era muito complicada, mas de 3 anos pra cá ela está ficando boa. Dependo da estrada por causa dos leiteiros e para o nosso trânsito, como nas consultas médicas na cidade. Ela era complicada porque tinha água cortando em vários lugares, além de topo de pedra que acabava com os amortecedores, costela de vaca na lateral da estrada e mato na beira dela. O centro da estrada era muito irregular, muito desnivelado. Alguns trechos tinham curvas muito fechadas sem espaço para dois carros, tínhamos risco de bater de frente. Agora, abriram a estrada e passa até três carros. Colocaram pedra britada nas subidas, onde antes era morro de saibro ou barro, o que impedia os veículos de subirem, pois não tinha aderência. Antes, quando chovia, pra gente sair só se fosse em caso de urgência. Senão a gente não saía, porque não tinha como. Quando a estrada era ruim tínhamos que ir muito devagar, gastava cerca de uma hora pra chegar até Pompeia. Hoje já faço em 40 minutos ou até menos. Ganhamos tempo, segurança e economizamos na manutenção dos veículos. Recebemos atenção, fazem as coisas certinho. O trabalho está ótimo. As pontes também estão muito boas”, disse o pecuarista Antônio Edson da Silva Cardoso, o “Tonho Preto”, de 55 anos, que atua na Fazenda Bela Vista no bairro Cruzinha.  

 

Com centenas de produtores rurais e alta escala de produção, Pompeia conta com agricultura e pecuária fortes, de extrema importância para a economia local. O trabalho preventivo não atinge somente as vias, que contam com boas condições durante o ano todo, mas também as pontes, que recebem manutenções frequentes. Recentemente, a Estrada da Central, que dá acesso ao Córrego Branco, recebeu uma nova ponte de concreto. Além das recém reformadas pontes da estrada da Vila Audênia e do Ipiranga. 

 

No último ano, a administração municipal também realizou duas importantes obras: a travessia em aduela no quilômetro 5 da vicinal Tufic Baracat e a nova Ponte do Fiori na mesma via, que conta com a passagem de mais de 400 automóveis e caminhões por dia. 

 

“Minha propriedade fica perto do Esquadrão da Vida, indo para o rio Jacutinga, no bairro Cabeça de Porco. A estrada melhorou muito esse ano, está tendo mais manutenções. Muitos fazendeiros não estão deixando limpar o esgoto na parte de dentro das propriedades rurais, para que a água escoe melhor e não acumule, o que atrapalha o serviço da Prefeitura, mesmo assim está muito bom. São cerca de 20 fazendas por aqui. A Prefeitura levantou a estrada, jogando terra para ficar mais alta. Jogou pedra britada, melhorou as pontes. Antes a estrada era funda, por ser muito antiga. Também está roçando a área verde ao redor da estrada. Utilizo a estrada para transporte de gado, mas a região está forte também no cultivo de milho, cana e amendoim. São 10 quilômetros até o centro da cidade, sendo 6 quilômetros de terra”, disse Evandro Chicarelli Haddad, administrador de Fazenda e Pecuarista. 

 

As melhorias proporcionadas pelo programa Asfalto Novo também chegaram na zona rural. A Vicinal Tufic Baracat, a Serra do Futuro e a Estrada Vicinal Pompeia-Guaritá PMP-159 contaram com a pavimentação em grandes trechos. Nesta última via, a importante benfeitoria contou com quase 400 mil reais investidos pela administração municipal com recursos próprios. Foram 4.198,91 metros quadrados de pavimentação, além de guias, sarjetas e calçadas. Muitos cidadãos que utilizam a estrada diariamente foram beneficiados pela obra, além da manutenção e conservação constantes realizadas pelo setor de obras em toda a extensão da estrada rural, que conta com trecho ainda não asfaltado. 

 

“Há 8 meses, tinha dificuldade para os caminhões subirem, pois perdiam a tração devido a cabeça de pedra. Às vezes não tinha espaço, a estrada era desnivelada e os caminhões corriam o risco de tombar. Fizeram a terraplanagem, a máquina patrol passou levando terra. Até 2019, antes do asfalto que vai até o Colégio Shunji Nishimura era mais difícil, veículos pesados ficavam encalhados. Lembro de um motorista ter dormido na estrada porque o caminhão atolou à noite. O celular tinha acabado a bateria, choveu muito, não conseguia seguir nem voltar. Temos a lavoura, gado, milho e amendoim. A estrada continua recebendo manutenção e sempre que preciso eu ligo para o Rodrigo. Há 8 anos tenho a Fazenda. E este é o melhor período de conservação da estrada. Também utilizo a via que dá acesso a Vila Olinda e a estrada é bem conservada também. A administração municipal faz um ótimo trabalho na manutenção e conservação de estradas rurais. Não tenho do que reclamar”, disse o agricultor e pecuarista Nivaldo Raimundo Souza, de 54 anos. 

637 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.