Saúde - Segunda-feira, 10 de Maio de 2021

Pompeia recebe mais 475 doses da vacina Oxford/AstraZeneca para vacinação de novos grupos com comorbidades e deficiências

Vacinação contra COVID-19 ocorre neste terça-feira, dia 11 de maio, a partir das 8h, em todas as USFs do Município. Confira quem pode ser vacinado

A partir desta terça-feira, dia 11 de maio, às 8h, todas as Unidades de Saúde da Família de Pompeia serão mobilizadas para a vacinação contra a COVID-19 de pessoas com comorbidades e deficiências que atendam aos critérios do 11º Documento Técnico Atualizado do Ministério da Saúde do Governo Federal. A remessa de 475 doses da vacina Oxford/AstraZeneca visa atender o seguinte público-alvo:

Pessoas com Síndrome de Down (18+)
Pessoas com deficiência permanente que recebem benefício de prestação continuada da assistência social, BPC, (55-59 anos):
Transplantados (18+)
Gestantes e puerperas com comorbidades (18+)
Pessoas com comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde* (55-59)
Pacientes de hemodiálise

Vale ressaltar que em Pompeia os pacientes de hemodiálise já foram imunizados na 3ª fase do cronograma municipal, tendo recebido a primeira dose da vacina no dia 8 de fevereiro. Além disso, pessoas com deficiência permanentes (BPC) e comorbidades com 58 e 59 anos também já foram vacinados, uma vez que foram contemplados pela 14ª fase do cronograma municipal de vacinação, que ocorreu no dia 4 de maio.

“Pompeia está adiantada em relação ao cronograma estadual de vacinação, por isso cidadãos de até 58 anos já foram vacinados aqui. Dessa forma, nessa fase do cronograma especial de vacinação de grupos com comorbidades e deficiências, que deveria abranger o público de 55 a 59, só precisaremos vacinar o público de 55 a 57 anos, já que os de 58 e 59 anos já foram vacinados”, comentou o Superintendente da Saúde Adalberto Bento.

Pacientes da rede municipal de saúde não precisam apresentar documentos, pois o sistema é informatizado e já tem todos os dados dos cidadãos cadastrados. Já quem faz o controle com outros médicos na rede particular precisa levar receitas ou cartas médicas para comprovar as comorbidades.

Confira a relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida
• Cirrose hepática