Saúde - Quinta-feira, 25 de Março de 2021

Pompeia está entre as cidades da região administrativa com maior porcentagem da população vacinada contra a COVID-19

Dentre as cidades com mais de 10 mil habitantes, Pompeia é a quinta com a melhor vacinação per-capita e já vacinou 11% da população. Região de Marília engloba um total de 51 municípios

O DHS de Pompeia dá início nesta quinta-feira, dia 25 de março, à vacinação de pessoas com 68 e 69 anos. Essa já é a 8ª fase do Cronograma de Imunização contra a COVID-19 do Município. Até o dia 23 de março, 2440 pessoas já haviam sido vacinadas com ao menos a 1ª dose da vacina, o que equivale a 11% da população, levando em conta a estimativa populacional do IBGE de 2020. Os dados disponibilizados pelo “vacinômetro” do Governo do Estado de São Paulo confirmam a agilidade do Município na aplicação das vacinas, já que das cidades da região administrativa de Marília, Pompeia é a 5ª com maior porcentagem da população vacinada, considerando aquelas com mais de 10 mil habitantes.

Tupã, com 12,3% da população vacinada; Bernardino de Campos, com 11,8%; Vera Cruz e Palmital, com 11,1%; são as outras cidades da lista das 5 com maior vacinação per capita contra a COVID-19 da região administrativa de Marília. Outro quesito em que Pompeia se destaca é o da porcentagem de doses aplicadas, em função da quantidade enviada pelo Governo do Estado. O Município tem 93% das doses aplicadas, enquanto a média das outras cidades da região, como Tupã, por exemplo, fica em torno dos 70%. No dia 22 de março, Pompeia havia aplicado 3.217 das 3.451 doses recebidas, enquanto Tupã havia aplicado 9.861 das suas 13.916 doses.

Com o agravamento da pandemia no Brasil, após um ano do primeiro caso registrado, a prefeita Tina Januário segue trabalhando pra ampliar e fortalecer a estrutura da rede de saúde municipal visando ao tratamento e à estabilização de pacientes com COVID-19: Pompeia recebeu mais 4 respiradores do Governo Federal nesta semana, sendo que no ano passado o Governo Municipal já havia adquirido, por meio do DHS, três respiradores da marca Philips, além de outros dois equipamentos enviados pelo Governo do Estado de São Paulo. Antes do início da pandemia, a Santa Casa de Pompeia contava com 3 equipamentos para ventilação mecânica – agora são 12.

Além disso, a administração municipal segue apelando para que todos os cidadãos se protejam, adotando as medidas de prevenção que vêm sendo defendidas desde o início do ano passado, como a utilização de máscaras e a higienização com álcool em gel. “Também reforçamos o pedido para que aqueles que puderem mantenham o distanciamento social e evitem locais pouco ventilados. Nossas últimas medidas para diminuir a circulação de pessoas em supermercados já surtem efeito e a fiscalização para inibir aglomerações é constante”, comentou a prefeita. Porém, o foco agora é mesmo a vacinação. “Sabemos que o único caminho para o fim dessa pandemia, para salvar vidas e empregos, é a vacinação ampla e irrestrita. Por isso, o governo municipal tem feito sua parte e vamos seguir fazendo o que estiver ao nosso alcance para que todos sejamos vacinados o mais rápido possível. Com união e muita dedicação, vamos continuar protegendo nossa cidade e aqueles que tanto amamos”, completou a prefeita.