Saúde - Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Pompeia recebe nesta sexta nova remessa de vacinas contra a Covid-19

290 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz devem imunizar profissionais da área da saúde e idosos acima de 80 anos que ainda não tomaram a 1º dose; Nova remessa para a 2ª dose dos primeiros vacinados tem entrega prevista para a próxima semana

Pompeia recebe nesta sexta nova remessa de vacinas contra a Covid-19

O Departamento de Higiene e Saúde receberá na manhã desta sexta-feira (26) nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Serão 290 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde para a Regional de Marília, a qual realiza a redistribuição.

Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunização e da Diretoria Regional, esta remessa pode atender apenas os profissionais da área da saúde e assistência social que ainda não tomaram a 1º dose da vacina (como auxiliares de dentistas, funcionários do CRAS e Assistentes Sociais), e idosos com 80 anos ou mais que ainda não tenham recebido o imunizante.

A logística programada pela Vigilância Epidemiológica prevê que as doses já estejam disponíveis nas Unidades de Saúde de referência até segunda-feira, dia 1º, para o início da vacinação.

Esta será a quinta remessa de doses de imunizantes contra a Covid-19 recebida pelo DHS. Ao todo, o departamento recebeu e aplicou 1156 doses das vacinas Coronavac produzida em parceria com o Instituto Butantan, e da AstraZeneca/Fiocruz.

2º dose

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da CoronaVac — produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac — estabelece que o esquema de imunização é de duas doses de 0,5ml, com intervalo entre duas e quatro semanas. Já a da Fiocruz (Oxford-AstraZeneca) permite um intervalo maior: quatro a 12 semanas entre a primeira e segunda dose.

Os estudos clínicos fase 3 da CoronaVac e da vacina de Oxford-AstraZeneca avaliaram a eficácia das vacinas duas semanas após a aplicação da segunda dose. Logo, a vacina demora cerca de 15 dias para conferir proteção.