Saúde - Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2021

DHS de Pompeia começa a vacinar idosos

Segunda fase do cronograma de vacinação em Pompeia teve ação bem-sucedida no sábado (6) com praticamente todo o público-alvo alcançado

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia iniciou na manhã do último sábado (06/2) a segunda fase de vacinação contra a Covid-19. A ação contemplou profissionais da área da saúde da rede privada e idosos com 85 anos ou mais. As sete Unidades de Saúde do Município estiveram abertas das 8h às 17h e receberam cerca de 190 idosos e 200 profissionais que atuam em clínicas e consultórios particulares.

A pioneira de Pompeia, senhora Ignez Januário, de 94 anos, foi uma das vacinadas deste sábado

A definição dos públicos-alvo de cada fase do cronograma de vacinação vem sendo condicionada pela disponibilidade das doses. “O Ministério da Saúde elencou os grupos mais vulneráveis, e nós, obedecendo os critérios de definição, antecipamos a vacinação dos idosos de acordo com o nosso estoque da vacina. Não há previsibilidade na chegada das doses, não sabemos quantas chegarão nem quando, o que dificulta o planejamento e divulgação com antecedência. Mesmo assim, nossa ideia é que enquanto houver doses disponíveis, elas sejam utilizadas o quanto antes”, pontuou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.

O superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento, reforçou a necessidade de continuar seguindo as medidas de prevenção. “Preciso alertar que apesar do início da vacinação, nós continuamos com o vírus circulando entre nós. Então, nós precisamos manter as regras de distanciamento, evitar as aglomerações, utilizar álcool em gel e usar máscaras”, frisou.

A vacinação mobilizou mais de 50 profissionais de saúde da rede municipal. Nos próximos dias, o trabalho de vacinação seguirá focado nos idosos de 80 anos ou mais, sem deixar de convocar, quando necessário e havendo a disponibilidade da vacina, novos grupos ou idades. “A previsão é que até esta sexta-feira (12/2) idosos de 75 anos ou mais também comecem a ser vacinados”, completou Adalberto.

Nas demais fases, o público-alvo compreenderá idosos na faixa etária de 60 a 74 anos, pessoas que apresentam comorbidades (diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular e cerebrovascular, transplantados, anemia falciforme e obesidade grave). Em seguida, a imunização se concentrará em professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.