Saúde - Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021

Pompeia dá início à vacinação contra a COVID-19

Profissionais da saúde que atuaram na linha de frente do combate ao novo Coronavírus são os primeiros a receber a vacina Coronavac

Pompeia dá início à vacinação contra a COVID-19

Teve início na manhã desta quinta-feira (21) a vacinação contra a COVID-19 em Pompeia. Os médicos Massao Hayashi e Antonio Mendes Melges Júnior foram os primeiros vacinados da cidade. E foram vacinados ao mesmo tempo. O Dr. Massao tem 76 anos de vida e 45 de Santa Casa. O Dr. Melges tem 69 anos e 40 de Santa Casa. Profissionais muito competentes e bastante queridos pela comunidade, eles fizeram questão de continuar na linha de frente, com muita coragem, trabalhando sem parar, desde o início da pandemia, mesmo sendo parte do grupo de risco. “São dois símbolos da nossa luta contra o novo Coronavírus e do início da superação dessa fase tão difícil das nossas vidas. Muito obrigada, Dr. Massao, Dr. Melges e todos os profissionais da Saúde de Pompeia! São heróis!”, enalteceu a prefeita Tina Januário.

“Temos muito que agradecer à prefeita Tina, a toda a equipe do DHS, à Vigilância Sanitária, todos que têm se empenhado, com muito esforço, no combate ao Coronavírus, desde a aquisição de respiradores, contratação de mais pessoal para a equipe de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Muito obrigado. Agradeço muito a todos. Esperamos que brevemente essa vacina seja levada a todos, evitando essa sensação de angústia e de medo que se espalhou desde o início da pandemia. Mas não é porque vamos tomar essa vacina que podemos deixar de lado os cuidados com a higiene: uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social. Mesmo com a vacina, temos que manter esses cuidados até que todos estejam vacinados e tudo volte ao normal”, agradeceu o veterano Dr. Massao Hayashi, o primeiro vacinado de Pompeia.

A Técnica de enfermagem, Luzinete dos Santos da Silva, que trabalha há 34 anos na Santa Casa, foi a segunda a ser vacinada e não escondeu o alívio. “A gente tem medo de pegar, tem família né, mas hoje, graças a Deus, fomos vacinados. Mesmo assim vamos continuar seguindo os protocolos. Não é porque fomos vacinados que vamos parar de usar máscara, precisamos que todos sejam vacinados primeiro pra que a gente fique seguro de verdade. Tenho um filho e um marido e agora estou na expectativa para que eles sejam vacinados também. Não é fácil usar máscara o dia inteiro, todos os EPIs, viver com medo de mesmo tomando cuidado acabar sendo infectado, mas a vitória está chegando, e a vacina é o início disso”.

O  Superintendente do DHS, Adalberto Bento, anunciou os próximos passos da vacinação. “Recebemos doses suficientes para a vacinação de 356 pessoas e em breve iremos receber mais. Agora a nossa prioridade são os profissionais da linha de frente e do Lar dos Idosos. Amanhã, sexta-feira, dia 22, estaremos vacinando os funcionários e os idosos do Lar Antônio Frederico Ozanam”, afirmou.

Já Josiane Ferreira da Costa de 46 anos, com 14 deles dedicados à Santa Casa, foi a terceira a ser vacinada. Ela conta que já é avó, que teve COVID e que a esperança na vacina foi o que deu forças para continuar na linha de frente durante tantos meses. “Eu tive COVID-19, tive todos os sintomas, precisei ir para o HC, fiquei 3 dias internada. Era muito cansaço, dor de cabeça, febre alta, perdi o paladar, meu pulmão foi comprometido. Precisei ficar isolada por 15 dias e ainda tenho sequelas. Ainda sinto muito cansaço, o paladar ainda não voltou completamente. Com essa vacina, fico aliviada em saber que não vou ter mais essa doença”,

Maria de Jesus Nascimento Silva, auxiliar de enfermagem, mãe de 4 filhos, precisou manter uma rotina rigorosa contra o vírus, mas agora respira aliviada com a perspectiva de que os dias mais difíceis estão ficando para trás. “Uso máscara até em casa. Lavo muito a mão, álcool em gel toda a hora. A apreensão era grande, porque com o número de casos aumentando, nós que estamos na linha de frente corríamos o risco de nos contaminar e levar o vírus para nossos familiares. A vacina realmente é um alívio. Sentimos que essa luta está perto do fim”, contou aliviada.