Administração - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021

Pompeia adotará restrições da fase vermelha do Plano-SP impostas à região de Marília

Rebaixamento anunciado pelo Governo do Estado se deu em função da taxa de ocupação de leitos de UTI que chegou a 83%. Suspensão do atendimento presencial ao público se aplicará a todas as atividades não essenciais, a partir de segunda-feira (17)

O rebaixamento da região de Marília para a fase vermelha (a mais restritiva) do Plano-SP, levará a suspensão do atendimento presencial em estabelecimentos consideradas não essenciais, no Município de Pompeia. A lista de exceções será divulgada após reunião do comitê municipal de enfrentamento ao novo Coronavírus e a regra começará a valer a partir de segunda-feira (18), mas a prefeita Tina Januário e o superintendente do DHS, Adalberto Bento, adiantam que a situação da região em relação a ocupação dos leitos de UTI é grave e que diante desse quadro, as medidas restritivas do Plano-SP serão seguidas na cidade e eventualmente até endurecidas.

Segundo o Governo do Estado, a taxa ocupação de leitos de UTI na região de Marília chegou a 83%. Hospitais de referência de cidades vizinhas chegaram a registrar 100% de ocupação mais de uma vez nos últimos dias. “Não é algo que gostaríamos de fazer, mas estamos conscientes de que é um sacrifício necessário. Houve o tempo da flexibilização, mas agora é momento de endurecer as medidas de enfrentamento. Precisamos nos esforçar para dar novo respiro à rede de saúde da região que está realmente muito sobrecarregada pelo alto número de internações. Se fizermos o que precisa ser feito agora, logo a situação será revertida e o atendimento presencial retomado”, afirmou a prefeita Tina.

Entre as exceções que ainda serão anunciadas, devem estar: farmácias, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, postos de combustíveis, transporte coletivo e serviços de hotelaria. Mesmo nesses locais, é necessário seguir o protocolos de prevenção contra a disseminação do novo Coronavírus. A orientação do governo municipal para supermercados, mercados e padarias, onde é mais difícil evitar aglomerações, é que haja sempre um funcionário na entrada do estabelecimento, fornecendo álcool em gel para os clientes higienizarem as mãos. A limpeza de carrinhos e cestas também é essencial. Importante também demarcar a distância de 1,5 metros nas filas e disponibilizar máscaras, álcool em gel e luvas (quando for possível a sua utilização) para todos os funcionários. Também será necessário controlar o número de pessoas dentro dos estabelecimentos. O governo municipal intensificará a fiscalização. A população deve evitar a realização de caminhadas e outras atividades ao ar livre, que só podem ser feitas com máscaras.