Cultura - Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020

Secretaria de Educação e Cultura seleciona 23 projetos para premiação e 4 espaços culturais garantem subsídio pela Lei Aldir Blanc

Os projetos aprovados deverão oferecer as atividades de forma gratuita para a população de Pompeia

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura aprovou 23 projetos para premiação e concedeu 4 subsídios da Lei Emergencial Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural que sofre diretamente com os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus.

Na categoria premiação, projetos de diferentes temas foram selecionados com uma remuneração de 114 mil reais que será distribuída entre os 23 premiados. Na música foram aprovados os projetos “Pompeia Instrumental”, “Vozes da Roça: um Sertanejo, a Sanfona e o Violão” e “Balada Sertaneja Mix”. “O Canto do Cine”, “Aprendendo a Improvisar” e “Mágica do Aprender” foram os selecionados na categoria Teatro. Enquanto, “A Mágica de Igory Medeiro” foi contemplada no Circo.

Na Dança, três projetos foram aprovados: “Eu Posso ser Mais”, “Jongo. O Pai do Samba” e “Ballet Hipp – A Arte da Dança”. “A Minha Turma é 10” foi a selecionado em Literatura/Livros. Na categoria Artes Plásticas/Artesanato foram aprovados dois projetos: “Artes Para Todos” e “Art’s & Pedraria”, enquanto “Figurino Inspirado em Curta de Ficção Cientifica” foi aprovado em função do remanejamento para o segmento LGBTQI+.

“Olhares de Uma Pandemia” e “Relatos da Quarentena” foram os selecionados em Fotografia e Audiovisual, Cinema e Vídeo, respectivamente. Nas categorias Cultura Popular/Capoeira, Festivais, Carnaval, Livre, Oficina Cultural, Economia Criativa e Reciclagem e Museu/Exposições os projetos aprovados foram “A Arte de Conhecer o país através da degustação de comidas típicas, decoração, costumes e festas temáticas”, “Festival Gastronômico de Cultura e Feira de Comidas Típicas”, “Oficina de Samba no Pé”, “Pré Arraia na Live”, “Oficina Cultural com Exposição de Arte e Palestra sobre Elementos de Matrizes Africanas”, “Gastronomia na Escola” e “Oficina de Reciclagem e Exposição de Artesanato da Naná”.

Todos os aprovados deverão oferecer as atividades de forma gratuita para a população de Pompeia.

Quatro espaços foram aprovados na categoria de subsídios para microempresas, espaços culturais e pequenas empresas culturais com um valor total de 60 mil reais.

Os selecionados devem providenciar a documentação solicitada no item 6 do Edital de Chamamento nº1/2020 (https://www.pompeia.sp.gov.br/licitacao/detalhe/204/pedital-de-chamamento-publico-para-pagamento-de-subsidios-a-espacos-culturais-e-premiacao-de-projetos-culturais-e-artisticos-do-municipio-de-pompeia-no-estado-de-sao-paulo-com-recursos-oriundos-da-lei-140172020-conhecida-por-aldir-blancp-/) nos dias 11,12 e 13 de janeiro de 2021 impreterivelmente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A comissão da Lei Aldir Blanc é presidida por Adriano Aparecido do Nascimento, responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e conta com os membros José Augusto Costa e Tamiris Ferraz Donato dos Santos.