Assistência Social - Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020

Iniciativa de Pompeia é classificada em 3º lugar no Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais

Projeto de criação da Secretaria Municipal da Família, idealizado em parceria pela Prefeitura e o Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, já é considerado referência nacional

Pompeia concorreu ao Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais, do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, com uma proposta desenvolvida em parceria pela Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura, e pelo Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura” (IDF). Uma séria de iniciativas do Governo Municipal e do Instituto foram apresentadas e concorreram em diferentes linhas temáticas com projetos apresentados por Municípios de todo o Brasil.

Uma iniciativa de Pompeia que se destacou foi a criação da Secretaria Municipal da Família. A Secretaria foi criada pela Lei n° 2.931, de 17 de julho de 2020, de autoria da chefe do Executivo, e terá diversas atribuições, entre elas a criação de ações e projetos de apoio às famílias, a formulação de políticas e diretrizes referentes à promoção e a defesa da família, a coordenação e articulação, com outras Secretarias e organizações, em ações que visem o fortalecimento e desenvolvimento da família, bem como a promoção de programas relacionados à Saúde, em conjunto com o DHS, e de apoio a famílias que possuem indivíduos que necessitem de cuidados.

Pompeia concorreu com diversos outros Municípios e alcançou o terceiro lugar na Linha Temática II. O Município de Blumenau/SC obteve a 1ª colocação, com a “Realização do Casamento Coletivo Civil e Religioso”. Em 2º lugar ficou o Município de José da Penha/RN, com o projeto “Oficinas Futuros nas Mãos: Dando um Jeito na Vida Financeira”. Os Municípios classificados nas três primeiras colocações passam a ser considerados referências e terão suas iniciativas divulgadas no Observatório Nacional da Família, do Governo Federal.