Saúde - Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Governo Municipal inaugura nova sede do CAPS

A antiga sede do Centro de Atenção Psicossocial de Pompeia, que tem foco na reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, havia sido inaugurada em 2006

Com mais um grande investimento na saúde, a administração municipal realiza sua segunda inauguração em menos de um mês. Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (29/6) o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pompeia, no centro da cidade. O novo prédio está localizado na rua Senador Rodolfo Miranda, 145, próximo ao Centro de Especialidades Médicas e à sede do DHS, facilitando o acesso dos pacientes. O novo local foi escolhido também graças ao excelente espaço físico e à acessibilidade, que permite o rápido deslocamento entre os servidores. O CAPS de Pompeia tem foco na reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e para isso conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, farmacêutico e assistentes administrativos.

“A conquista desse novo espaço é um marco e uma revolução para o serviço da saúde mental de Pompeia. Graças ao empenho de toda nossa equipe, com a ajuda dos servidores da Prefeitura e do DHS, e ao investimento da prefeita Tina Januário, agora nós poderemos receber nossos pacientes com muito mais alegria, em um lugar confortável e adequado tanto para nossos usuários quanto para os profissionais”, afirmou a psicóloga responsável pelo CAPS, Alini Valotto.

Atualmente, a unidade assiste em média cerca de 280 pacientes por mês, e outros 30 usuários no sistema intensivo (oficinas), todos diagnosticados com sofrimento psíquico ou algum tipo de transtorno mental.

“A mudança do prédio, aguardada há anos, vinha sendo planejada e programada há alguns meses. Nós buscamos com a mudança ofertar um atendimento mais acolhedor e humanizado, que favoreça a reabilitação da população assistida, sem nos esquecer que o novo espaço também possibilita melhores condições de trabalho para os profissionais”, pontuou o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento.

No CAPS, além de participarem de atividades como oficinas de artesanato e terapias em grupo e individuais, os pacientes também têm direito a três refeições por dia: café da manhã, almoço e café da tarde.

“Nosso compromisso com a saúde da população é real. Nossa preocupação é fazer todo o possível para melhorar a vida das pessoas, oferecendo atendimento cada vez mais adequado para aqueles que precisam dos equipamentos públicos. Não inauguramos apenas um novo prédio, realizamos uma melhoria completa em toda a estrutura do CAPS, com equipamentos novos, espaços novos, ambientes mais bonitos e agradáveis, tudo para que o atendimento aos pacientes seja o mais acolhedor possível e para que nossos servidores se sintam valorizados e motivados a desempenharem seu melhor trabalho. Saúde é prioridade!”, concluiu a prefeita Tina Januário, feliz com mais um compromisso.