Saúde - Quarta-feira, 24 de Junho de 2020

Remédio em Casa para todos: DHS amplia entrega de medicamentos em domicílio para toda a população

O Governo Municipal de Pompeia tem adotado estratégias diversas no enfrentamento ao novo Coronavirus, incluindo medidas para evitar aglomerações em repartições públicas, Unidades de Saúde e na Farmácia Central de Medicamentos. Uma dessas medidas é ampliação do programa Remédio em Casa. Desde março o programa tem realizado mais entregas e a partir dos próximos dias o DHS passará a entregar em mais de 5 mil residências todos os medicamentos provenientes de receitas lançadas em consulta.

O plano de contingência para evitar filas na retirada desses medicamentos começou a ser executado nesta quarta-feira (24/6). “Estamos ampliando o Programa Remédio em Casa, que foi implantado em 2017 pela atual administração, de modo a evitar que principalmente os idosos e pacientes crônicos venham até a farmácia e se exponham a grande quantidade de pessoas. Agora este tipo de serviço será oferecido para toda a população”, ressaltou a coordenadora chefe da Central de Medicamentos, Marta Chichetti.

Segundo o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento, essa foi uma determinação da prefeita Tina Januário, que está sendo executada, para que reduzíssemos os riscos de contaminação dos pacientes que frequentam a farmácia regularmente, oferecendo mais proteção a quem precisa desse serviço. “Diariamente, são quase 300 entregas de medicamentos nas residências dos usuários. Vamos dar sequência de forma paralela, realizando um número maior de entregas em mais residências. Com isso, nosso intuito é de ter cada vez menos cidadãos na fila”, concluiu Adalberto.

Vale ressaltar que algumas mudanças já haviam sido implementadas na Central de Medicamentos para o enfrentamento da Covid-19. Os servidores organizam a entrada dos pacientes, respeitando a distância de pelo menos dois metros entre as pessoas, e disponibilizam álcool em gel para higienização das mãos. A permanência no local com o uso de máscara também é uma das exigências no espaço.

Mesmo com todas essas medidas de prevenção, a farmácia municipal irá continuar aberta e à disposição de todos os munícipes, principalmente dos que fazem uso contínuo de remédios controlados, que só podem ser entregues aos pacientes no local mediante a apresentação de receita médica.