Saúde - Segunda-feira, 15 de Junho de 2020

DHS, Vigilância Sanitária e PM cobram donos de bares para que cumpram Decreto de Quarentena

Estabelecimentos já foram notificados e novas infrações por aglomeração podem resultar em interdição e até em cassação do alvará de funcionamento

O Superintendente do DHS, Adalberto Bento, e o coordenador da Vigilância Sanitária de Pompeia, Marcelo Destro “Shell”, realizaram na manhã desta segunda-feira (15) reunião com donos de bares para tratar do balanço da fiscalização realizada no final de semana. Cerca de 10 proprietários de estabelecimentos notificados pela fiscalização compareceram à reunião e ouviram advertências do Poder Público sobre a necessidade de cumprimento do Decreto n° 5.527, de 29 de maio de 2020, que restringe o funcionamento de bares aos sistemas delivery e drive thru.

“Vimos bares com muitas pessoas dentro, neste final de semana. Alguns com mesas na calçada e aglomeração na parte interna. Isso não pode ocorrer. Os estabelecimentos já foram notificados e se o Decreto não for respeitado, teremos que tomar medidas mais duras”, alertou Adalberto.

O decreto de flexibilização da quarentena prevê que após a notificação, os estabelecimentos que descumprirem as medidas necessárias de combate ao novo Coronavirus podem ser punidos com multas, interdição e até cassação do alvará de funcionamento. A Polícia Militar esteve presente à reunião e destacou que muitas denúncias têm sido realizadas pela população por meio do telefone 190, não só em relação aos bares, mas até sobre festas de aniversário e partidas de futebol, e que a PM tem agido e seguirá apoiando a Prefeitura e o DHS para que se cumpra a lei.