Saúde - Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020

Profissionais que atuarão no SAMU de Pompeia concluem treinamento

Profissionais que atuarão no SAMU de Pompeia concluem treinamento

Os profissionais de saúde que atuarão no SAMU de Pompeia concluíram na última semana um treinamento baseado em discussões de casos e simulação realística que visou prepará-los para o início da operação da nova base descentralizada. O curso baseado em discussões de casos e simulação realística foi ministrado pela equipe do SAMU, coordenada pelo Dr. André Luis Carácio, supervisor médico da atenção a urgências, e pela enfermeira Cristina Ramos da Silva, supervisora de enfermagem da atenção a urgências. Nove profissionais do DHS, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas, participaram do treinamento.

“Para nós que trabalhamos atendendo pessoas, foi muito bom realizar este curso de aperfeiçoamento. É bom tanto para os profissionais que estão nos hospitais e nas ruas, quanto para quem está aguardando pelo nosso auxílio. Precisamos sempre estar nos reciclando, adquirindo cada vez mais conhecimentos“, afirmou Paulo Domingos da Silva, de 49 anos, que atua há 15 anos como técnico de enfermagem.

O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, se mostrou animado com a integração de sua equipe. “O morador vai discar 192 apenas para casos de urgência e emergência, e vai ser atendido por um médico regulador, que dará as devidas orientações. Durante este período, nossa equipe, ainda mais capacitada, se deslocará e prestará o atendimento primário necessário no local. Quem ganha com isso é a própria vítima que será atendida com mais rapidez e se recuperará melhor”, comentou Pida.

A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começa a operar em Pompeia a partir do mês de março, na garagem da Santa Casa de Pompeia, que já começa a receber melhorias e uma nova identidade visual. Nela, os atendimentos serão realizados por uma ambulância de suporte básico, que funcionará 24h por dia e atenderá urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas.

“Conquistamos a ambulância mais bem equipada da história de Pompeia! Grande conquista para a nossa cidade, algo que nos deixa muito felizes. Agora teremos uma base do SAMU colocada inteiramente à disposição da população, 24h por dia, sete dias por semana, sempre disponível pelo telefone 192. O SAMU vai salvar vidas”, celebrou a prefeita Tina.

Os serviços sociais e demais socorros que necessitem das ambulâncias convencionais, por não apresentarem maior gravidade ou risco de morte, seguem, assim que o SAMU iniciar seus atendimentos no município, normalmente através dos telefones de agendamento de transporte em saúde, que são 3452-1430 ou 99621-2557.