Saúde - Sexta-feira, 01 de Novembro de 2019

Farmácia Municipal mantém estoques abastecidos e grande variedade de medicamentos

Investimento anual da administração Tina Januário com a aquisição de medicamentos é de quase R$ 2 milhões. Central de Medicamentos Municipal fornece mais de 540 tipos diferentes de remédios

O investimento da administração Tina Januário com aquisição de medicamentos de janeiro a outubro deste ano já soma cerca de R$ 1.641.307,40. O investimento anual é crescente e chega a quase R$ 2 milhões. A demanda pelos medicamentos também vem aumentando nos últimos anos. Em 2015, o Município fornecia cerca de 290 medicamentos diferentes; agora, em 2019, esse número saltou para 542 itens, sendo 480 licitados e 62 manipulados, dentre outros. O Departamento de Higiene e Saúde estima que em números gerais a demanda pelos remédios tenha praticamente duplicado nos últimos 4 anos.

Marta Chichetti, servidora responsável pela Central de Medicamentos Municipal, enfatizou a diversidade de medicamentos fornecidos pela farmácia. “Nossa lista de itens é muito ampla quando comparada a de outros municípios. Trabalhamos para que todos os medicamentos estejam disponíveis quando nossos munícipes nos procuram”, disse.

Segundo o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, 90% dos medicamentos do último lote comprado já estão sendo entregues. “A falta eventual de alguns medicamentos se deve ao fato de que os processos para aquisição esbarram em questões como a falta do princípio ativo de algumas marcas, ou até mesmo o atraso na entrega por parte do fornecedor. Quando isso ocorre, nós notificamos a empresa por não cumprir com as cláusulas do contrato, e se, mesmo assim, a entrega não é realizada, nós multamos a empresa”, explicou.

A prefeita Tina Januário mantém a prioridade para a Saúde e orienta toda a equipe a não medir esforços para que toda a população seja bem atendida. “Quando assumimos em janeiro de 2017, encontramos um estoque bastante defasado, com poucos medicamentos e materiais básicos para atender nossa população, algo totalmente incompatível com práticas mínimas que se aproximem de uma gestão responsável. Hoje, com mais itens disponibilizados e maior volume de compra, seguimos buscando atender bem a demanda que praticamente duplicou”, destacou a chefe do executivo.

A Farmácia Municipal de Pompeia fica localizada na Rua João da Costa Vieira, nº 596, ao lado da Câmara Municipal, e funciona das 8h às 17h. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone 3405-2800.