Educação - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Alunos da UNIVESP Pompeia criam protótipo de bicicletário sustentável

Administração municipal é destaque na região com investimentos em mobilidade urbana sustentável

Alunos da UNIVESP Pompeia criam protótipo de bicicletário sustentável

Com o objetivo de reduzir o número de carros nas ruas de Pompeia, aproveitar recursos naturais e melhorar a qualidade do ar e a saúde da população, os alunos Allan Carlos da Luz, Caio Correia Ramos, Fabiano Coelho, Gabriel Hosoume e Guilherme da Silva, do curso de Engenharia de Computação da UNIVESP, polo Pompeia, criaram um protótipo de estacionamento sustentável, o ‘EcoBicicletário’.

O ambiente é coberto por placas fotovoltaicas para captação de energia solar e conta com espaço para acomodar bicicletas. A coleta de energia é repassada para o detentor do estacionamento e pode ser usada para carregar bicicletas eléctricas. As placas armazenam 560 kWh/mês, o suficiente para sustentar três casas.

O projeto dos discentes caminha com o investimento da administração Tina Januário em mobilidade urbana sustentável. Com a inauguração das pistas de cooper e ciclovias “Cláudio Francisco Coraça de Brito – Mimi” e “Luis Augusto Schiavon Ramos”, a cidade coração conta com 5,2 quilômetros de ciclovias. Com média de 3.800 habitantes por quilômetro de ciclovia, acima dos números nacionais que constam 15 mil habitantes por quilômetro.

Segundo os alunos, a criação foi feita com o conhecimento adquirido em sala de aula, nas disciplinas ‘Sociedade e Cultura’, ‘Produção de Texto’, 'Metodologia Científica’, ‘Informática' e 'Expressão Gráfica', além da utilização de softwares, método de Design Thinking e pesquisas bibliográficas.

A proposta foi apresentada ao Grupo Jacto que autorizou a realização de um estudo prévio de adequação e posterior implantação do ‘EcoBicicletário’ na empresa. Para os alunos, a sustentabilidade se mostra indispensável e soluções, mesmo que pequenas, podem representar grandes impactos.