Administração - Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019

Câmara de Pompeia aprova operações de crédito para grandes investimentos em infraestrutura

Entre as obras priorizadas pela administração Tina Januário estão a preparação de quase 100 lotes urbanizados para doação, a pavimentação da Serra do Futuro, a construção da Ponte sobre o Córrego do Fiori e o esgoto de Paulópolis

Os vereadores da Câmara Municipal de Pompeia aprovaram na sessão ordinária desta última terça (24) três projetos de lei de autoria da prefeita Tina Januário que autorizam o Município a realizar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal a fim de viabilizar uma série de investimentos tido como estratégicos pela administração municipal e muito aguardados pela população tanto urbana quanto rural. Segundo a prefeita Tina, muitas cidades tentam essas operações de crédito mas não conseguem por não conseguirem comprovar capacidade financeira. “Nossa situação é mais favorável, porque colocamos a casa em ordem com uma boa gestão administrativa, de modo que a Caixa já aprovou a carta proposta de Pompeia atestando a viabilidade do nosso projeto”, comentou.

Uma das operações de crédito aprovadas pelos vereadores tem por finalidade a execução de várias obras importantes como a construção da ponte sobre o Córrego do Fiori, o recapeamento e pavimentação de diversas vias públicas, inclusive a pavimentação da Serra do Futuro, infraestrutura em loteamento para a doação de terrenos às famílias de baixa renda, reformas em diversos logradouros públicos, como prédios escolares, praças, parques e jardins, terminal rodoviário, dentre outras. Segundo a prefeita municipal, parte das obras deve ter início ainda neste ano.

“São obras de fato importantes para o desenvolvimento da infraestrutura urbana e rural de Pompeia. A partir desses investimentos, o Município vai ter ampliado sua capacidade de crescimento podendo avançar ainda mais com bases sólidas. Na zona rural, por exemplo, recursos estaduais e federais para investimentos estão escassos e sem obras como a construção de pontes, toda uma cadeia produtiva é afetada, atrapalhando a nossa economia. Sem contar o prejuízo para a qualidade de vida da população que a falta de investimentos acarreta”, defendeu a prefeita Tina.

Outra operação de crédito importante visa o saneamento básico, com a previsão de execução de diversas obras nas lagoas de tratamento de esgoto, construção de rede e tratamento de esgoto e captação, tratamento e distribuição de água, todas de vital importância para a conservação da rede já existente e construção de novas redes de esgoto onde forem necessárias. A Vila de Paulópolis, em especial, requer novos investimentos para atingir 100% de esgoto tratado e coletado, ainda mais considerando uma possível expansão da empresa Jacto e a construção de muitas unidades habitacionais na vila.

Além dos investimentos em infraestrutura, equipamentos como trator para jardinagem, caminhão para coleta de galhos, câmeras de monitoramento e equipamentos para academias ao ar livre serão adquiridos nos próximos meses.

As operações foram aprovadas e defendidas pelos vereadores Marcio Rogerio Caffer, Adriana Borrasca, De Bolachinha, Rodolfo Marino, Valdir Cervelin e Ne Fernandes. Na discussão dos projetos, os parlamentares defenderam a capacidade do Município de arcar com as operações e as vantagens para o Município no curto, médio e longo prazo em função dos investimentos. “Vamos investir agora para ter capacidade de crescer mais, arrecadar mais e ter mais receita no futuro. Como empresário, entendo muito bem essa lógica. Não há expansão sem investimento. E são investimentos estratégicos que irão melhorar a vida das pessoas, dos empresários, dos produtores, enfim, de toda a cidade”, comentou o Presidente da Câmara Marcio Rogério Caffer.