Esportes e Recreação - Terça-feira, 27 de Agosto de 2019

Com obras prestes a serem inauguradas, Pompeia passa a contar com mais de 5 quilômetros de ciclovias e pistas de caminhada

Município ganhará 3 novas ciclovias nos próximos meses. Investimento incentiva a prática de exercícios e a opção pela bicicleta como meio de transporte

A administração da prefeita Tina Januário já tem datas para as inaugurações das novas pistas de caminhada e ciclovias em construção na Alameda Izidoro Zanuto e na Rua Rodolfo Lara Campos. A primeira, com cerca de 400 metros de extensão, entre a rua Pedro Palone e a rua Getúlio Vargas, será inaugurada no dia 14 de setembro, sábado, às 20h30. A segunda, com mais de 950 metros de extensão, da Rua Taquari até a Rua Oscar Pedroso Horta, será inaugurada no dia 18 de setembro. E o investimento em mobilidade urbana sustentável prossegue com o início da construção de uma nova ciclovia também em Paulópolis.

Após as inaugurações, Pompeia passará a contar com 5,2 quilômetros de ciclovias. Além das duas novas obras, a cidade já possui outras 3 pistas de caminhada e ciclovias: a Pista de Cooper e Ciclovia “Antônio Alves Neto”, de  2.200 metros, abrangendo toda a extensão da Avenida Perimetral até o Distrito Industrial; a Ciclovia do Trabalhador “Dante Muciate”, que tem 800 metros, do início da Rua Santiago Martin Corral, na saída para Marília, até a Rua Pedro Palone; e a Pista de Cooper e Ciclovia “Pedro Corradi”, com 900 metros entre as ruas Getúlio Vargas e Taquari.

Com isso o Município registra uma média de 3.800 habitantes por quilômetro de ciclovia, muito melhor que a média geral do país, que tem 15 mil habitantes por quilômetro de ciclovia. Considerando apenas as capitais brasileiras, só Rio Branco, no Acre, tem proporção de vias destinadas a bicicletas em relação ao número de habitantes maior que Pompeia. Naquela cidade há 3.570 habitantes para cada quilômetro de ciclovia. A segunda colocada no ranking das capitais é Florianópolis, com 5.050 habitantes por quilômetro de malha viária, média já superada por Pompeia.

A construção das ciclovias e pistas de caminhada em Pompeia são acompanhadas de investimentos em iluminação e paisagismo que além de tornarem os locais agradáveis para passeios e práticas esportivas, também embelezam a cidade. Outra vantagem é que as ciclovias se tornam opção para deslocamentos rápidos, seguros e sustentáveis. Com as novas obras que serão inauguradas em setembro, trabalhadores da Jacto que moram no Núcleo JK, um dos bairros mais populosos de Pompeia, por exemplo, terão a possibilidade de fazer todo o trajeto até o trabalho de bicicleta, em poucos minutos, utilizando apenas ciclovias. É o caso do jovem Silvio Gabriel, morador do Jd. São Luís. "Eu vinha de bicicleta para o trabalho, mas parei porque chegava em determinado ponto, acabava a ciclovia, o piso ficava muito irregular e acabava furando o pneu por várias vezes. Com essas novas obras tudo ficou bem melhor. Antigamente os espaços ficavam disputados entre ciclistas e pedestres. Agora com as duas faixas está bem mais transitável, pois uma dá para os ciclistas usarem, outra para os pedestres e fica mais seguro e prático para todos", comentou.