Administração - Sexta-feira, 12 de Julho de 2019

Prefeita Tina assina convênio com Governo do Estado para obra na zona rural

Investimento de mais de R$ 200 mil será destinado à recuperação do quilômetro 16 da Estrada Municipal Tufic Baracat, que liga Pompeia a Queiroz

Prefeita Tina assina convênio com Governo do Estado para obra na zona rural

O Governador em exercício Rodrigo Garcia anunciou nesta quinta-feira (11) um pacote de investimento de R$ 17,3 milhões em convênios com 46 cidades paulistas para obras preventivas e recuperativas contra enchentes. A prefeita Tina esteve presente ao evento realizado no Palácio dos Bandeirantes e assinou convênio que contemplou Pompeia com R$ 223,6 mil para investimento na zona rural.

Os recursos serão destinados para a recuperação do quilômetro 16 da Estrada Municipal Tufic Baracat, que liga Pompeia a Queiroz. Após uma madrugada de forte chuva registrada no dia 14 de março de 2019, a estrada sofreu grande erosão, surpreendendo motoristas que utilizam a via diariamente para escoamento de produção agrícola. O governo municipal chegou a decretar estado de calamidade pública na zona rural e a prefeita Tina Januário realizou audiências na Defesa Civil do Estado, na Casa Civil e com o vice-governador Rodrigo Garcia para solicitar os recursos necessários e o apoio do Governo do Estado para realizar a obra na Vicinal Tufic Baracat. A solicitação formalizada por meio do ofício GP no 113/2019, do dia 15 de março, foi agora atendida.

Originalmente projetada para suportar veículos com cargas de no máximo 25 toneladas, a vicinal “Tufic Baracat”, que liga Pompeia à Queiroz, sofre com o peso excessivo dos caminhões de transporte de insumos da Usina Clealco. Nos últimos anos houve um grande aumento no número de veículos pesados que utilizam as vias da zona rural de Pompeia cujas bases não suportam as cargas que chegam muitas vezes a 80 toneladas, provocando as depressões no solo.

No evento desta quinta (11) o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, afirmou que o prazo para a execução das obras é de 3 a 9 meses. “São obras que a Defesa Civil do Estado identificou como prioritárias. A partir de agora, os convênios são assinados com os prefeitos e as Prefeituras licitam e executam as obras. São obras de médio e pequeno porte, que entre três a nove meses estarão prontas e vão beneficiar a população”, afirmou o Governador em exercício, Rodrigo Garcia.

O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e teve a participação dos Secretários da Casa Militar e Defesa Civil e de Desenvolvimento Regional, Coronel Walter Nyakas Junior e Marco Vinholi, respectivamente.