Educação - Quarta-feira, 19 de Junho de 2019

Alunos da rede municipal desenvolvem projeto que resgata a história das escolas de Pompeia

EMEF “Carmelino” convidou ex-prefeito Vinho Januário para responder perguntas dos alunos sobre a construção do prédio

Desde o início do ano, a rede municipal desenvolve com os alunos de Pompeia o projeto “Minha Escola: Sua história, nossa história”, que propõem um resgate histórico da educação no Município. Com a orientação dos professores, estudantes têm realizado pesquisas em arquivos de jornais, álbuns de fotos, visitas a prédios históricos e entrevistas com pessoas que tenham experiências interessantes para compartilhar sobre as escolas. Nesta quarta-feira (10), a EMEF “Carmelino” recebeu a visita do ex-prefeito Vinho Januário, que foi convidado pela direção para responder algumas perguntas de alunos dos quartos e quintos anos.

“O ex-prefeito Vinho esteve aqui para nos contar principalmente sobre a construção deste prédio, que é parte importante da história da nossa escola Carmelino. As crianças estão gostando bastante do projeto, pesquisando, conversando com ex-alunos, ex-professores. Nós estamos entrando em contato também com ex-diretores, porque uma curiosidade que surgiu foi: a escola teve algum diretor do sexo masculino? E teve. O Sr. Walter Peceguini. Estamos tentando entrar em contato com ele para que venha falar com as crianças. Ele foi diretor em meados da década de 1990, quando a escola ainda funcionava no outro prédio. Esse prédio atual foi construído há 13 anos, mas a escola já tem cerca de três décadas de história”, comentou a diretora Suely Bataus.

O ex-prefeito Vinho Januário aproveitou a oportunidade para explicar aos alunos quem foi o professor Carmelino José Dalsenter e como foi o processo de construção do prédio da Escola. “Primeiramente, gostaria de agradecer a diretora Suely e toda sua equipe. Eu acho que o brasileiro precisa lembrar mais das pessoas que foram importantes na formação da sociedade. Por isso projetos como este são muito importantes. Os alunos estão pesquisando sobre quem foi o professor Carmelino José Dalsenter. Ele foi meu professor, foi professor de muita gente que passou por Pompeia. E o professor Carmelino também foi advogado, foi comerciante, vereador, tinha um jornal, que hoje é o jornal “A Época”, teve várias atividades no nosso município. Sua esposa, Matilde Jonas Dalsenter, também foi homenageada. Ela era professora de Matemática e Fisíca. Então o que estamos falando para os alunos é que é fundamental a gente conhecer nossas histórias, nossas raízes, de onde viemos. Também estamos conscientizando sobre a concorrência no mercado de trabalho, que é muito grande. Aqueles que estudarem mais, se dedicarem mais, são os que terão mais chances. Nós tentamos fazer com que essas crianças pensem um pouco já em seu futuro, e que eles lembrem as raízes de sua história. Os alunos perguntaram sobre como surgiu a idéia, o que foi gasto, etc. Eu falei que os recursos utilizados na construção da escola Carmelino, assim como a Arena de Esportes & Eventos, a Academia Vida, as casas do projeto Embrião, o asfalto do Primavera, e tantas outras obras que fizemos nos nossos três mandatos, a grande maioria foi com recursos próprios. Essas obras são frutos dos impostos que os cidadãos de Pompeia pagam e que foram utilizados pelo bem da população”, comentou Vinho.

O aluno Carlos Eduardo, do 5º ano A, da professora Daniela, foi um dos estudantes que interagiram com o ex-prefeito durante a visita. ‘’Eu perguntei para o ex-prefeito Vinho o que o levou a construir a escola Carmelino. Ele me disse que a região do JK e do Olmira estava crescendo muito. Então, ele resolveu construir uma escola aqui para facilitar o acesso da população. A professora disse que nas férias vamos ter um trabalho para construir a escola em forma de maquete. Está sendo muito interessante. Adorei conhecer mais detalhes da história de Pompeia”, comentou.