.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

DHS reforça apoio ao programa de aleitamento materno “Um Jacto de Amor”

Unidades de Saúde estão engajadas no trabalho de conscientização de doadoras


DHS reforça apoio ao programa de aleitamento materno “Um Jacto de Amor”

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, em apoio ao Projeto “Um Jacto de Amor’, que realiza desde 2008 um trabalho de conscientização junto a mães que tenham farta produção de leite, segue em busca de voluntárias dispostas a doar seu leite a bebês que estão internados ou cujas mães não produzam leite suficiente.

O leite materno é o melhor alimento para os bebês até o sexto mês de vida e garante uma série de benefícios à saúde do recém-nascido. A ação visa conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. “Em Pompeia, nós da rede pública de saúde, através das enfermeiras e equipe das USFs, seguimos com os trabalhos de orientação e conscientização sobre a necessidade e importância do aleitamento materno, pois muitas vezes, um parto prematuro ou um problema de saúde impedem que a mãe consiga produzir o leite necessário para o recém-nascido”, enfatiza a enfermeira responsável pelo Programa Saúde da Família, Gislaine Souza.

Vale ressaltar que todas as unidades fazem esse trabalho de conscientização e captação de doadoras, encaminhando essas mães para o programa de coleta, aumentando assim os estoques. “Nosso intuito é fortalecer o vínculo que as unidades têm com as gestantes do Município”, completou Gislaine.

Coordenadora do programa “Um Jacto de Amor”, Celina Nishimura explicou que todo leite coletado é direcionado aos bancos de leite e distribuídos de acordo com a necessidade de cada um, suprindo maternidades e UTIs responsáveis pela alimentação de dezenas de bebês internados. “Nós vamos até a casa das mães e as orientamos sobre como deve ser feita a retirada do leite, condições de higiene no manejo, a forma de armazenamento adequado, dentre outras dúvidas que elas possam ter”, disse. Nesta visita, as mães que colaboram com o projeto recebem ainda um kit para a coleta, composto por touca, gases, máscara e frascos esterilizados.

Para doar, a mulher precisa estar amamentando exclusivamente no peito e se dispor a doar o leite que estiver sobrando. Este é retirado depois que o bebê mama ou quando as mamas estiverem muito cheias. A doadora precisa ser saudável, não fazer uso de medicamentos ou drogas, não fumar e não fazer uso de álcool. As mães que se enquadram nos critérios estabelecidos, podem procurar as unidades de saúde ou fazer a ligação direta para o próprio programa, por meio dos telefones: 3452 2097 (Celina), 3452 4456 (Leila), 3452 1948 (Wanda), ou pelo telefone 3405 2283 – ambulatório da Unipac. Feita a coleta, o frasco com o leite é armazenado no congelador ou freezer, onde pode ficar por até 15 dias.

O leite materno contribui para a formação do sistema imunológico da criança e tem um efeito preventivo contra a obesidade, algumas formas de alergia, linfoma, diabetes, doenças cardiovasculares e do aparelho digestivo.

283 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.