Saúde - Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

“Saúde em Dia”: Tem início o mutirão da catarata promovido pela administração Tina Januário

Dois ônibus com mais de 100 pacientes saíram de Pompeia às 6h desta terça-feira (20)

Duzentos pacientes que aguardavam a tão esperada cirurgia de catarata começaram a ser atendidos na manhã desta terça-feira (20) pelo mutirão de cirurgias de catarata que integra o programa Saúde em Dia da administração Tina Januário. Os atendimentos estão sendo realizados por meio de parceria com o HBU (Hospital Beneficente Unimar). Logo pela manhã, dois ônibus já saíram do Município para levar usuários e acompanhantes até as dependências da Unimar, onde foram realizados os exames pré-operatórios, para que estes só retornem ao hospital nas datas que serão realizados os procedimentos.

“Duzentas pessoas foram triadas para a cirurgia. Estes pacientes foram atendidos e saíram com as cirurgias marcadas”, explicou o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”.

Joana Marques da Silva, 75 anos, foi uma das pacientes atendidas nesta terça-feira (20) pelo mutirão. Há um ano esperando pela cirurgia, ela relata as dificuldades que viveu com os problemas da visão. “Foi a melhor coisa que fizeram. Eu que estive lá o dia inteiro ontem, vi aquilo como um céu. Os funcionários são uma benção, pois são como filhos da gente. É uma família o que encontramos ali”, disse.

Para Tereza Silvério dos Santos, 72 anos, esses mutirões são importantes para agilizar o atendimento à população. “Minha vista já tinha escurecido. A perda da visão é muito ruim por que você enxerga muito pouco. Eu caí algumas vezes na rua por não estar enxergando direito. Operei um olho e nesta sexta opero o outro. Estou muito feliz de ter conseguido fazer as cirurgias”, completou.

Em nota, a prefeita Tina Januário enfatizou que mesmo com todas as dificuldades que a atual gestão vem enfrentando, nestes quase dois anos de administração, a saúde dos munícipes continua sendo a prioridade de seu governo. “Estamos zerando a fila dos que aguardam por uma cirurgia de catarata no Município. Nossa equipe ao longo dos dias, vem entrando em contato não só com estes pacientes, mas de tantas outras especialidades. Continuamos trabalhando para disponibilizar exames todos os dias. Desde que assumimos em 2017, é notório que o setor de saúde de Pompeia teve uma grande evolução, e o grande aumento no número de exames e cirurgias é uma prova disso. Precisamos melhorar muitas coisas ainda, mas estamos caminhando para isso. Cada conquista realizada em prol da população me deixa muito feliz e certa de que dias melhores virão”, concluiu a prefeita.