Cultura - Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

Memorial “Paulo Vicente de Azevedo” é inaugurado e encanta moradores de Paulópolis

Mais de uma centena de pessoas prestigiaram a abertura da exposição no novo Centro Cultural de Paulópolis, no último sábado (10)

Entre a concepção do projeto do Memorial “Paulo Vicente de Azevedo” e a bem-sucedida inauguração da exposição que homenageia o fundador da vila de Paulópolis, passaram-se meses de trabalho minucioso. Na tarde de 10 de novembro de 2018, mais de uma centena de cidadãos se reuniram em frente à antiga Biblioteca e atual Espaço de Capacitação Profissional e Centro Cultural de Paulópolis para conferirem o resultado de um esforço inédito de recuperação do patrimônio histórico do Município. A participação da população superou as expectativas e coroou o empenho da principal entusiasta da iniciativa, Odila Azevedo, filha do visionário bacharel em direito e filósofo, fundador da VASP e de Paulópolis, que teve sua importância histórica resgatada em fotos, vídeos e relatos.

“Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que prestigiaram o evento. A inauguração atraiu muito mais pessoas do que imaginávamos. A missa estava cheia. Havia pessoas de pé lá no fundo. As crianças cantaram lindamente a canção de Nossa Senhora Aparecida, de autoria do meu avô, o que me deixou muito contente”, destacou. Odila esteve acompanhada de sua filha Beatriz Azevedo e de suas netas Giulia Azevedo de Oliveira Caldeira Baptista e Laura de Oliveira Caldeira Baptista. Outros descendentes do homenageado também prestigiaram a inauguração. Amália Isabel Vicente de Azevedo e seus filhos Lucas Lima, Jackeline Lima e a pequena Milena Cuba; Carlos Eduardo Franceschini Vecchio e sua esposa Adriana Tasca Vecchio; Maria Helena Vecchio Fornari e seu marido José Roberto Fornari; Cristina Maria Vecchio.

Segundo a neta do fundador Paulo Vicente de Azevedo, Beatriz Azevedo, o sucesso do evento revelou como os cidadãos têm sede de conhecimento, de conhecer a história de sua comunidade e de celebrar os símbolos e narrativas que partilham e que dão sentido a um ideal de pertencimento que se revelou tão caro aos moradores da vila.

De fato, o vereador Valdir Cervelin, presidente da Câmara Municipal de Pompeia, é exemplo de morador orgulhoso de suas raízes.

“Estou grato pela oportunidade de estar presente nesse evento e poder participar dessa inauguração como Presidente da Câmara Municipal, onde represento, há tantos anos, essa vila de Paulópolis. Aqui nasci e aqui vivo desde pequeno. Que o passado de Paulópolis seja inspiração para um futuro próspero junto à Pompeia”, declarou Leão.

O Decreto nº 9775 de 30 de novembro de 1938 considerou Paulópolis como distrito de Pompeia, mas sua criação se deu pela Lei nº 2999 de 24 de junho de 1937. “Agradeço a prefeita Tina que abraçou esse projeto e fez de tudo para que o Centro Cultural e o Memorial ‘Paulo Vicente de Azevedo’ se tornassem realidade. Tina é realmente uma ótima prefeita que satisfaz os anseios da população de Pompeia. Nós estivemos aqui nesse espaço no início de 2017, logo que a atual administração assumiu o governo. Estava realmente abandonado. O prédio estava todo deteriorado. A obra que foi realizada pela atual administração teve o mérito de recuperar esse patrimônio público e de trazer nova vida a todo o entorno, uma vez que agora esse espaço receberá pessoas diariamente, seja para participar dos cursos do ECAP que a prefeita trouxe para Paulópolis, seja para visitar o memorial que estamos inaugurando”, comemorou Odila.

Para a prefeita Tina, um dos méritos da iniciativa de resgatar a memória de homens e mulheres que marcaram a história do Município com seu trabalho é inspirar novas gerações rumo a um futuro de realizações. “A memória é importante para que as novas gerações conheçam exemplos de vida capazes de despertar em todos nós a vontade de trabalhar todos os dias por um futuro melhor para os nossos descendentes. O Dr. Paulo Vicente de Azevedo foi mesmo um visionário, um realizador, um desbravador que merece todas as homenagens. Assim como ele, o sr. Antônio Rosa, cujo filho, sr. José Rosa participou conosco da inauguração, fez muito por Paulópolis, já que foi o primeiro empreendedor da Vila, iniciando uma indústria de beneficiamento de amendoim que continua até hoje sendo conduzida pela família. E o meu marido, o Vinho, também contribuiu muito, quando prefeito, para o desenvolvimento de Paulópolis”, acrescentou a prefeita Tina.

Aos 88 anos, o sr. José Rosa fez questão de prestigiar a inauguração do Memorial. Ele participou do evento acompanhado do filho José Antônio e da neta Juliana e diz lembrar de tudo que está exposto em fotos e vídeos no Centro Cultural. “Eu moro em Pompeia há 82 anos. Quando o trem chegou a Paulópolis, eu tinha 7 anos. Ainda me lembro bem das chegadas e partidas da estação. Também me lembro de ficar o dia inteiro no campo de aviação vendo os aviões descendo e subindo. Eu vivi essa história e tenho uma alegria muito grande em ver isso sendo preservado e compartilhado com as novas gerações. Eu já tenho bisnetos adolescentes que hoje moram em outra cidade. Quando eles vierem me visitar, vou fazer questão de levá-los ao memorial para que vejam tudo aquilo”, comentou o sr. José Rosa.

Em seu discurso, Odila Azevedo expressou sua esperança de estar plantando uma semente para o futuro. A ideia é que o resgate histórico seja ampliado, abarcando a história de outras famílias pioneiras da vila de Paulópolis. O memorial, localizado na Avenida Antônio Rosa, 90, está aberto ao público e durante a semana recebe a visita de alunos de toda a rede municipal.

Odila é curadora do Museu “Vicente de Azevedo” em São Paulo e membro da Funsai (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga), com mais de 120 anos de história.