Saúde - Terça-feira, 28 de Agosto de 2018

Aleitamento materno é tema de encontro entre gestantes e puérperas

Encontro que reuniu mães do Município foi fruto de parceria do DHS com os projetos “Um Jacto de Amor” e “Árvore da Cidadania

Na tarde da última quinta-feira, 23, as equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Pompeia, em conjunto com o programa “Árvore da Cidadania” e o projeto “Um Jacto de Amor”, promoveram um encontro com gestantes e puérperas do Município abordando o tema aleitamento materno. O evento ocorreu no auditório do Instituto Chieko Nishimura e contou com a participação das mamães convidadas, integrantes do projeto, médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

Na ocasião, Celina Nishimura, idealizadora e responsável pelo Projeto ‘Um Jacto de Amor’, explicou que todo leite coletado é direcionado aos bancos de leite, suprindo maternidades e UTIs responsáveis pela alimentação de dezenas de bebês que se encontram internados. “As mamães não precisam sair de casa para nada. Nós vamos até elas, fazemos a recolha desta sobra de leite, e encaminhamos para o banco de armazenamento afim de atender crianças prematuras e em UTIs neonatais”, disse. Também é importante lembrar que as mães que quiserem se solidarizar com a ação, podem procurar as Unidades de Saúde ou fazer a ligação direta para o próprio programa, através dos telefones disponibilizados pelas integrantes - 3452 2097 (Celina), 3452 4456 (Leila), 3452 1948 (Wanda) - ou pelo telefone 3405 2283 – ambulatório da Unipac.

O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, enalteceu a importância da parceria com o projeto e reafirmou o compromisso da atual administração de atender à população de forma humanizada e responsável. “Ações como esta são muito importantes tanto para as mães, quanto para a saúde e o desenvolvimento dos seus filhos e crianças que necessitam deste suprimento, uma vez que o leite materno é mais que um complemento alimentar quanto tratamos de nutrição infantil”, concluiu.

Campanhas de incentivo a amamentação e doação da sobra do leite materno integram o chamado ‘Agosto Dourado’, período em que as ações vêm sendo intensificadas. “O município reforça seu compromisso com a Saúde, principalmente na promoção da qualidade de vida de todas as grávidas e puérperas assistidas, fortalecendo a atenção oferecida desde o acolhimento, o pré-natal, o final da gestação e após o nascimento, com a entrega das cestas de bebê”, pontuou a prefeita municipal, Tina Januário.