Saúde - Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

Com atendimento humanizado, “Home Care” é um sucesso em Pompeia: “São anjos que desceram aqui em casa”

Atendimento domiciliar conta com uma equipe especializada, composta por diversos profissionais, como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas

Uma das novidades implantadas pela administração Tina Januário foi o atendimento “Home Care”, que conta com uma equipe especializada, composta por diversos profissionais, como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, para o atendimento na própria casa do paciente.

Este tipo de cuidado está em crescimento no Brasil. Segundo números da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, em 2011 eram 138 clínicas dedicadas a categoria, o que saltou para 392 no ano passado, porém poucas são totalmente gratuitas, como em Pompeia.

“É uma novidade da nossa administração que realmente está fazendo a diferença. Atendemos muitas pessoas que realmente precisam de uma atenção especial e que hoje estão recebendo este atendimento, inclusive com o ‘Remédio em Casa’”, comentou a Prefeita Tina Januário.

O “Home Care” acontece após o atendimento e análise do médico da unidade de saúde, que determina o acompanhamento domiciliar da equipe multiprofissional. Com isso, os profissionais iniciam o atendimento especial com resultados a serem comemorados.

“Eles cuidam de mim, tratam muito bem, todo dia estão aqui fazendo curativo no meu pé. Por exemplo, hoje eles já fizeram cedo. Eles chegam, tratam do meu pé, aí eu já fico tranquilo. São boas pessoas, cuidadosos. Eles são nota dez. Até dia de domingo eles vem aqui me ajudar”, comentou o senhor José Pereira, que há seis meses fez uma cirurgia de amputação parcial do pé por conta da diabetes.

O técnico de enfermagem, Paulo Domingos, membro da equipe do “Home Care”, comenta que os laços entre profissional e paciente se estreitam com as visitas, o que auxilia no tratamento. “A gente inicia o atendimento com o paciente, e o emocional dele está pra baixo, o primeiro dia é sempre o mais difícil. Tem vários fatores que auxiliam na recuperação, e o emocional é um deles. Com as visitas, os pacientes se tornam nossos amigos, criamos um laço”, comentou.

O senhor Sebastião Pereira Dantas, vítima de um AVC e que há 20 dias amputou parte do seu pé por conta da diabetes, também é um dos pacientes do “Home Care”. Sua esposa, Maria de Fátima, comentou sobre a importância do atendimento personalizado. “São anjos que desceram aqui na minha casa. Tem muitas vezes que eles vem aqui mais de uma vez, vão lá (na Farmácia), pegam o remédio, a gaze, a pomada e trazem pra gente”, finalizou.