Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 27 de Julho de 2018

Pompeia Sustentável: Reciclagem de óleo vegetal tem ótimos resultados

Cidadão pode trocar quatro litros de óleo usado por um novo, nas Unidades de Saúde do Município

Pompeia Sustentável: Reciclagem de óleo vegetal tem ótimos resultados

O programa ambiental de reciclagem de óleo vegetal continua com ótimos resultados em Pompeia. A ação, que é promovida através da parceria entre a Prefeitura Municipal, o DHS e a Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia (AAMP), consiste na troca de quatro litros de óleo usado por um novo, garantindo a preservação ambiental, além de trazer vantagens econômicas e sociais. Desde o início do ano, mais de mil litros de óleo foram trocados.

Com o descarte na pia, o óleo fica retido no cano e se transforma em gordura, o que atrai pragas que podem causar várias doenças, como a leptospirose. Além disso, caso chegue a mananciais, o óleo pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, aproximadamente o consumido por uma pessoa em 14 anos.

“A ação é muito importante. Incentiva os moradores a não jogar o óleo no ralo, pois prejudica muito o meio ambiente. Eles sabem do objetivo e estão nos ajudando demais, os próprios moradores cobram a troca, o que é muito legal”, comentou “Tuti”, presidente da Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia.

O óleo usado pode ser trocado em qualquer Unidade de Saúde da Família, às segundas, quartas e sextas, das 11h30 às 12h30.

“Nós buscamos, trocamos e depois vendemos o óleo usado. O dinheiro é revertido para a renda dos associados”, finalizou “Tuti”.